04 de março de 2015

Prevenção: Unidade móvel do Hospital de Câncer chega a Bebedouro

A Prefeitura de Bebedouro, por meio do Departamento Municipal de Saúde, em parceria com a Fundação Pio XII, responsável pelo Hospital de Câncer de Barretos, está anunciando que tiveram início na manhã desta quarta-feira (4) os trabalhos de prevenção ao câncer pela unidade móvel.

O ônibus, utilizado para exames preventivos de câncer de mama e de colo do útero, já está em Bebedouro, onde ficará até o mês de maio, acompanhada pelo Consultório Móvel Odontológico que atuará na prevenção do câncer bucal na cidade.

O atendimento começou às 8h, no ESF (Estratégia Saúde da Família) do Jardim União. Mulheres com idades entre 40 e 69 anos devem se dirigir à unidade para agendar a mamografia. Já as que estão na faixa etária de 25 a 64 anos podem procurá-la para a realização do Papanicolau.

No Consultório Móvel Odontológico serão atendidos em exames preventivos homens e mulheres adultos, sempre às terças-feiras, por meio de um dentista especializado acompanhado de uma auxiliar de saúde bucal.

Para a coordenadora de Saúde Bucal de Bebedouro, Sônia Junqueira, a realização dessa ação é uma ótima oportunidade para a cidade. “O diagnóstico precoce é importante porque o câncer bucal tem cura”, diz Sônia.

O desenvolvimento do planejamento e cronograma de atendimento das unidades móveis na cidade foram definidos durante reunião entre representantes da Fundação Pio XII e as equipes de agentes comunitários de saúde e enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Bebedouro.

04/03 – 8 às 14 horas – ESF União
05/03 – 8 às 14 horas – ESF União
10/03 – 8 às 14 horas – ESF Tropical
11/03 – 8 às 14 horas – ESF Tropical