27 de fevereiro de 2015

Beto Mazzeu cobra esclarecimentos sobre caos no hospital municipal

Questionado por vários cidadãos irritados com o atendimento no Hospital Municipal Júlia Pinto Caldeira, o presidente da Câmara, Beto Mazzeu (DEM), utilizou seu tempo na tribuna – na última segunda-feira (23) – para cobrar esclarecimentos sobre as inúmeras reclamações dos bebedourenses que têm procurado o hospital para atendimentos diversos.

De acordo com o presidente, somente nesta semana recebeu várias reclamações sobre o atendimento a pessoas com dengue, inclusive idosas, emissão de diagnóstico errado e atendimento precário na área de ortopedia.

“A situação do hospital municipal está crítica”, afirmou o presidente em sua manifestação na tribuna, durante a quarta sessão ordinária do ano, na Câmara. O vereador diz não entender o porquê não se tem o atendimento básico satisfatório no Júlia, apesar da Prefeitura ter anunciado a injeção mensal de mais de R$ 1,5 milhão, além do limite legal.

“Eu não sou médico, mas temos dois vereadores que são (Fernando Piffer e Dr. Tiago), e eu gostaria de entender por que isto vem acontecendo”, disse o presidente, emendando a pergunta: “Qual a solução para que possamos dar uma resposta à sociedade?”

Dirigindo-se a Beto Mazzeu, o vereador Fernando Piffer (PSDB), que é médico concursado no Hospital Municipal Júlia Pinto Caldeira e chegou a dirigir o Departamento Municipal de Saúde (DME), disse que algumas coisas saem fora do seu alcance, pois é exclusivamente médico na rede municipal.

Piffer mencionou, por exemplo, em sua fala, que teve de transferir uma criança para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) porque faltou um equipamento e isto não é culpa do doutor Eurico (Eurico Medeiros, diretor do DMS), mas sim de quem efetua as compras. “O prefeito está pagando a conta”, avaliou o vereador, criticando a gestão insuficiente no Hospital Municipal que tem colocado em risco os profissionais da saúde e a própria população. Fernando Piffer completou dizendo que desde o ano de 2013 a saúde de Bebedouro está sem rumo.

O vereador Chanel (SD) também comentou as falhas na área da saúde ao lembrar requerimento aprovado pelo Plenário da Câmara, por unanimidade, convocando o diretor do DMS, Eurico Medeiros, para esclarecimentos, mas que até hoje não foi atendido.