10 de fevereiro de 2015

Vereador cobra Centro POP para Bebedouro

O alto número de moradores de rua em Bebedouro chamou a atenção do vereador do PTB, Paulo Bola. De acordo com o edil as reclamações têm crescido na mesma proporção que aumentam o número de moradores. Preocupado com essa situação, o petebista cobrou do prefeito Fernando Galvão (DEM) um programa de atendimento para essas pessoas.

O edil defende a implantação de um Centro POP no município. Esse programa vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome oferece aos moradores de rua atendimento psicológico, banheiro, alimentação e encaminha os atendidos aos programas do governo federal.

As cidades que já possuem o centro de acolhimento funcionam 5 dias por semana e oito horas por dia. O centro possui sala de atendimento individual, sala para atividades coletivas, refeitório, lavanderia e armários individualizados além de uma equipe multidisciplinar para realizar o atendimento.

“Não podemos ignorar os moradores de rua de Bebedouro e muito menos fingir que eles não existem. São tão humanos como qualquer um de nós e merecem respeito e o devido atendimento. O poder público tem a obrigação de oferecer algum programa ou alguma parceria para solucionar esse problema social”, defende o vereador.

Centro POP

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), previsto no Decreto nº 7053/2009 e na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, constitui-se em unidade de referência de Proteção Social Especial de Média Complexidade, de natureza pública e estatal.  Diferentemente do CREAS, que atua com diversos públicos e oferta, obrigatoriamente, o PAEFI, o Centro POP volta-se, especificamente, para o atendimento à população em situação de rua, devendo ofertar, obrigatoriamente, o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua.