05 de fevereiro de 2015

Beto Mazzeu defende incentivos para reduzir perdas de água ainda na rede

Ao demonstrar novamente preocupação com o volume de água tratada perdida ainda na rede de abastecimento de Bebedouro, o presidente da Câmara, vereador José Roberto De Rosis Mazzeu (DEM), o Beto Mazzeu, enviou moção de apelo à Presidência da República e aos Ministérios das Cidades, Meio Ambiente, Integração Nacional, e à Agência Nacional das Águas (ANA), para que anunciem, com urgência, um plano de ações para que os municípios brasileiros possam obter recursos visando reduzir ou acabar com as perdas de água.

De acordo com Beto Mazzeu, as perdas oscilam entre 30 e 40% da água tratada. Em Bebedouro, segundo o Saaeb (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), o índice é de, no mínimo, 37% de perda de água antes de chegar às torneiras das casas dos bebedourenses. Na maioria das vezes, as tubulações são antigas e requerem manutenção constante e até a substituição por completo.

Sem recursos suficientes, já que a estimativa do diretor do Saaeb, Gilmar Feltrin, é de que sejam necessários R$ 2,2 milhões para sanar o problema e excluir Bebedouro da vice-liderança da região neste quesito, não existe uma previsão para o fim das perdas na rede. A questão se agrava ainda mais com a crise hídrica enfrentada por todo o País.

“O combate às perdas de água transformou-se em um grande desafio dos operadores públicos e privados”, afirmou Beto Mazzeu na moção aprovada no final do ano passado. “Não basta apenas cobrar do cidadão que economize água; é preciso acabar com as perdas na rede também.”

O Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab), aprovado pelo Governo Federal no final de 2013, estabelece metas e recursos financeiros para a diminuição dos índices de perdas, porém, segundo o presidente da Câmara de Bebedouro, é preciso que estes recursos cheguem aos municípios, driblando a burocracia.