14 de janeiro de 2015

Bebedourenses dão adeus a Sérgio Stamato

14 de janeiro de 2015. Data essa que a casa legislativa esteve repleta. Dessa vez, porém, não se tratava de um projeto polêmico ou uma solenidade de entrega de algum título ou ainda a posse de uma nova autoridade. A galeria da Câmara estava repleta por outro motivo. Centenas de pessoas passaram para se despedir do ex-prefeito de Bebedouro, Sérgio Sessa Stamato.

As dezenas de coroas de flores foram colocadas na entrada da Câmara. As bandeiras hasteadas a meio mastro já sinalizavam o luto do município.  As autoridades que passaram pelo local foram unânimes em ressaltar a liderança de Stamato. Para o ex-prefeito Helio de Almeida Bastos, ele foi o maior político de Bebedouro.  Outro ex-prefeito presente, Edner José Piffer, afirmou que durante todo o tempo em que foi vice de Stamato e posteriormente prefeito, nunca tiveram uma discórdia. Já o atual chefe do Executivo, Fernando Galvão Moura (DEM) destacou a postura de lealdade e fidelidade assumida pelo político.

Antes de o corpo deixar o plenário da Câmara, discursaram o presidente da Câmara e o prefeito de Bebedouro. Beto Mazzeu (DEM) referiu-se a Sérgio Stamato como o nosso eterno prefeito, destacando a figura de homem público exercida pelo ex-chefe do Executivo. Já Galvão (DEM) destacou a luta de Stamato pela vida e o amor a Bebedouro. Após os discursos foi cantado o hino a Bebedouro e uma salva de palmas finalizou a cerimônia fúnebre. O féretro seguiu em carreata até a prefeitura para só depois rumar ao cemitério.

A luta de Sérgio Sessa Stamato pela vida começou no dia 23 de outubro de 2014 ao sofrer um AVC, passando por duas cirurgias: uma em Bebedouro no hospital Bom Samaritano e outra em São Paulo no hospital Sírio-Libanês. Foram 83 dias de luta pela vida. A batalha terminou na tarde do último dia 13 (terça-feira).

Natural de Bebedouro, Stamato tornou-se o prefeito mais jovem do município, aos 28 anos de idade, governado a cidade por três mandatos. (01/01/64 a 31/12/68; 01/02/73 a 31/01/77; 01/02/83 a 01/01/89), totalizando assim, 15 anos de vida pública. Além de chefiar o Executivo, ele ficou conhecido como grande agropecuarista e atleta, além de presidir o Bebedouro Clube, a Frutesp e ser um dos fundadores do Lions Clube. O ex-prefeito também foi um grande colaborador na construção da fundação Pio XII em Barretos. A avenida Pedro Paschoal, o lago artificial, a Feccib Velha e a Nova , a reforma da prefeitura, os centros sociais urbanos, o Tancredão são exemplos das obras que perpetuarão a memória do ex-prefeito.

Deixou viúva a Sra. Elisabeth de Faccio Stamatto, além dos  4 filhos: Sérgio Sessa Stamato Filho, Sócrates Stamato Neto, Elisabeth Stamato Caldeira, Paola Stamato Marcondes e 7 netos.