09 de janeiro de 2015

Conselho precisa sair do papel, alertam os protetores

Em uma reunião repleta de apontamentos e críticas, os protetores dos animais exigiram o cumprimento da lei que cria o conselho municipal de proteção aos animais, uma vez que a resposta fornecida pela prefeitura é que o conselho ainda está em formação e que diversos ofícios foram encaminhados.

Muitos dos protetores afirmaram que já se colocaram à disposição, mas até o momento não foram procurados. Os vereadores prometeram encaminhar requerimento ao chefe do executivo solicitando os nomes de todas as pessoas que foram convidadas, visto que muitas ongs não foram chamadas.

O vereador do PT, Luiz Carlos de Freitas disse que é de assombrar que a esposa do prefeito seja veterinária e até o momento a criação do conselho não aconteceu. Outro problema fortemente apontado é o funcionamento do canil municipal. Os representantes dos animais criticaram a forma que o veterinário age na repartição.

A retirada do projeto de lei 175/2014 que isenta a prefeitura de acolher os animais que são abandonados pelos seus donos também pautou a reunião. De acordo com o vereador Engenheiro Nasser (PV), não foi cumprida a promessa de retirada da propositura e se isso não ocorrer, ela será votada entre fevereiro e março. Para o responsável pela ong Adote Anjos Luiz Carlos Longuini, a prefeitura tem que recolher os animais, visto que existe legislação estadual e federal a respeito.

O vereador Dr. Tiago (PC do B) foi representado pelo seu assessor que garantiu que o castra-móvel conquistado com o apoio do deputado Gilson de Souza (DEM) chega ainda no primeiro semestre. Outro que acompanhou a reunião e também vem acompanhando o trabalho dos protetores dos animais foi o vereador petebista Paulo Bola.

O vereador Engenheiro Nasser (PV) esclareceu que a reunião ocorreu a pedido das ongs e foi aberta ao público. Por não se tratar de nenhuma audiência pública, a Câmara não expediu convites.