20 de novembro de 2014

Vereadores prestigiam Dia da Consciência Negra do Abílio Manoel

A centenária Escola Abílio Manoel continua fazendo história. A instituição que teve o prédio tombado como patrimônio histórico e cultural e que já recebeu moção de congratulações da casa legislativa pelo centro de memória foi prestigiada pela visita dos vereadores Paulo Bola (PTB) e Luiz Carlos de Freitas (PT). Os edis presenciaram as comemorações do colégio referentes ao dia da Consciência Negra.

A escola apresentou um documentário sobre a escravidão, produzido pelos próprios alunos. Posteriormente fez a releitura da obra O Cortiço, de Aluísio de Azevedo, por meio de uma dramatização teatral. “ Optamos por trabalhar de forma contextualizada a obra, adaptando-a para o teatro. Os educandos fizeram correlações dos elementos norteadores da obra para os dias atuais, retratando as possíveis releituras para os diferentes tipos da escravidão”, justificou Luciane Ilário, a docente responsável pela organização.

Freitas, que é graduado em História e ex-aluno da instituição disse ser importante o resgate histórico e cultural dessa data e principalmente a forma em que ela foi contextualizada. Já o edil Paulo Bola (PTB) destacou que a conscientização é a melhor forma de combater o preconceito.