21 de outubro de 2014

Câmara aprova moção para Escola Abílio Manoel

O vereador do PTB, Paulo Bola, registrou a moção de aplausos para Escola Estadual Abílio Manoel, pelo Centro de Memória em funcionamento na instituição. Quadros, fotos, material escolar, mobiliário e muitos outros pertences ajudam a contar a história não apenas da centenária Escola Abílio Manoel, mas também de Bebedouro e região. O Centro de Memória Escolar da Escola Estadual Abílio Manoel é o único existente no município e foi inaugurado no ano de 2013. Desde esse tempo, o espaço, que funciona em uma sala da escola, recebeu a visita de centenas de pessoas, além de objetos que resgatam a história da instituição.

Os interessados em visitar o Centro de Memória devem agendar uma visita monitorada no horário compreendido das 9h às16h, de segunda a sexta-feira. A visita é uma aula de história e será guiada pelo responsável e fundador do Centro de Memória, historiador Rogério Carlos Fábio. “Ao valorizar o patrimônio histórico, as pessoas valorizam também as pessoas que fizeram parte da história da instituição”, defende o historiador.

Para o vereador, autor da proposta, é dever do legislativo reconhecer as instituições que lutam pela preservação do patrimônio público.

Um pouco de história

Em 1995, a escola foi restaurada e o prédio foi tombado como Patrimônio Histórico e cultural da Humanidade sendo o único da cidade a receber o título, reconhecido pelo Conselho de Defesa do patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo.

A atual diretora da escola, a professora Andréa Cristine Mesquita Bergamasco Thomé conta que a escola abrigou405 alunos, sendo 192 do sexo masculino e 213 do feminino. Hoje a unidade escolar conta com aproximadamente 700 alunos.