07 de outubro de 2014

Programador reconhecido internacionalmente, Cabelo será homenageado nesta sexta

Por iniciativa dos vereadores Juliano Cesar Rodrigues (PMDB) e Dr. Tiago Bosco de Souza Elias (PC do B), o bebedourense Alessandro de Oliveira Faria, o Cabelo, será condecorado com a Medalha Coronel Raul Furquim numa sessão solene marcada para esta sexta-feira (10), às 20 horas, na Câmara Municipal de Bebedouro.

A condecoração existe há quase 20 anos e foi instituída pelo ex-vereador Celso Teixeira Romero. É normalmente dirigida a quem nasceu em Bebedouro, e tem ocorrido para homenagear e reconhecer as pessoas que têm contribuído para o desenvolvimento e promoção da cidade. Sua importância é comparada ao título de cidadão bebedourense outorgado pela Câmara Municipal aos que não nasceram em Bebedouro, mas que – com o passar dos anos – provaram a sua dedicação ao município.

Astro da computação reconhecido internacionalmente, Cabelo é uma destas pessoas. Nascido neste município aos 27 de maio de 1972 da união de Jayme Faria (in memoriam) e Elza Maria de Oliveira Faria, Alessandro já manifestava seu interesse por computação na era dos vídeogames (Atari), quando começou a alimentar o sonho de trabalhar criando jogos. Esse interesse por computador/tecnologia chamou a atenção da sua mãe e da sua avó que, diante do preço relativamente caro do equipamento para uma família então da classe baixa, com muito esforço lhe presenteou com um microcomputador e um gravador de programas de computadores em fita-cassete (data coder), deflagrando a sua paixão pela programação.

A partir daí, com sua inerente inteligência e aprofundamento nos seus estudos, criou vários programas para computadores, investiu no empreendedorismo e hoje é reconhecido nacional e internacionalmente como uma referência na área.

Pessoalmente, Alessandro define-se dono de um comportamento bem-humorado diante de problemas (sua característica mais marcante); amigo verdadeiro para com aqueles com quem convive (sua maior qualidade), e a excessiva objetividade com o trabalho e estudos (seu maior defeito).

Carreira

Aos 16 anos, em 1988, iniciou como programador na Nova Era. Depois, passou por outras experiências (Educandário, Parthenon e Colégio Anjo da Guarda, entre eles) até tornar-se autônomo, juntamente com Alexandre de Castro, seu sócio (conhecido como Índio), na área de desenvolvimento.

Em 1995, participou de um projeto pioneiro no Brasil com cartões smart-card e, no ano seguinte (1996), com Índio (considerado um irmão), fundou a Neti Tecnologia em Bebedouro. Dentre outras iniciativas, envolveu-se no desenvolvimento de cartões para o transporte público, com pesquisas com biometria por impressão digital e a tecnologia Linux. Em 2003, a empresa desenvolveu um projeto de logística para arquivo morto de uma grande armazenadora de arquivos em São Paulo, que passou a ser utilizado por outras grandes empresas (Ambev, Pernambucanas, Visanet e outras).

Com um bom plano de negócios – elaborado com os treinamentos da Incubadora Empresarial de Bebedouro, onde o gerente José Lopes Filho fora um grande esteio num momento muito difícil da empresa – vários contratos foram firmados em âmbito nacional com a tecnologia de reconhecimento facial da Cognitec. Daí para frente, seus negócios prosperaram ainda mais.

Casou-se com Gisele Andrea Basílio em 2005, que se tornou porto seguro e contumaz apoiadora dos seus estudos, pesquisas e jornada de trabalho, ajudando-o a alavancar a conceituada e promissora carreira do marido. O nascimento de Guilherme Basílio Faria, seu primeiro filho, teve grande influência nas suas inspirações, inclusive como um forte motivo a mais na sua dedicação em tornar o nosso mundo um lugar melhor para se viver. Depois veio seu segundo filho, Gabriel, que acendeu ainda mais tais inspirações.

No extenso currículo do sócio/fundador da empresa NETi Tecnologia, além de treinamentos e divulgações sobre o seu trabalho pela mídia, entre as principais experiências técnicas, destacam-se: - Redes Neurais Artificiais (2014); - Vídeo processamento em 3 dimensões (2013); - Ubuntu Touch (2013); - Neurotecnologia - Emotiv EPOC EEG (2012); - desenvolvimento com API do AR.Drone e vídeo-processamento (desde 2010); - utilização de GPU (NVIDIA CUDA) para processamento de imagens, as unidades gráficas de processamento atuais proporcionam um grande poder computacional comparado ao processadores convencionais (desde 2009); - Plataforma Android para visão computacional (2008); - desenvolvimento com realidade aumentada (desde 2007), etc.