11 de setembro de 2014

Sai contrato para 2ª estação de tratamento de esgoto; investimento chega a R$ 20 mi

O prefeito Fernando Galvão Moura reuniu vereadores, servidores municipais, lideranças da cidade e o gerente da Cetesb, Davi Faleiros, ontem (10) – pela manhã – no Plenário Arnaldo de Rosis Garrido - na Câmara, para anunciar, enfim, a assinatura do contrato para a construção da segunda estação de tratamento de esgoto de Bebedouro.

A assinatura aconteceu na terça-feira (9), em São José do Rio Preto, entre o município e a Caixa Econômica Federal (CEF). O contrato soma R$ 20,6 milhões vindos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), sendo R$ 19,6 milhões que sairão dos cofres da CEF, e R$ 1 milhão referente à contrapartida do município.

Ao falar sobre o ato, o diretor do Departamento de Planejamento da Prefeitura e do Saaeb (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), engenheiro Gilmar Feltrin, se emocionou ao recordar as dificuldades enfrentadas, sobretudo no momento em que o projeto fôra rejeitado em Brasília.

“A luta foi feita por Bebedouro”, disse Feltrin, sem economizar agradecimentos ao vereador Chanel (SDD), ao deputado Paulinho da Força (SDD) e ao vereador de Ribeirão Preto, Maurílio Romano (PP), que também esteve na Câmara de Bebedouro nesta quarta-feira. Eles, segundo Feltrin, abriram as portas de Brasília para que o desfecho fosse positivo.

A nova estação de tratamento de esgoto será construída numa área localizada entre as rodovias Armando Sales Oliveira e Brigadeiro Faria Lima e deve levar dois anos para ficar pronta. As obras terão início em 2015. Com o investimento, a cidade - que já coleta 90% do esgoto produzido e trata apenas 30% - atingirá 100% de coleta e tratamento.

Em nome do Poder Legislativo, o presidente Ângelo Daólio (PSDB), que também participou das primeiras reuniões em Brasília para o encaminhamento do projeto de construção da nova estação, afirmou que se depender da Câmara de Bebedouro “obras e mais obras ocorrerão na cidade”. Na avaliação dele, nunca houve tanto investimento local nos últimos 20 anos como está ocorrendo nos últimos meses. “Isto se chama credibilidade”, avaliou. “Bebedouro começa uma nova geração a partir de hoje.”

Ao justificar o porquê do anúncio da assinatura do contrato ter acontecido na Câmara, o prefeito Fernando Galvão Moura justificou dizendo que é uma mostra da importância  que os vereadores tiveram durante todo o processo de aprovação do projeto até a assinatura do contrato com a CEF. “A cidade passa a ter um novo momento”, afirmou.

Se dirigindo ao diretor do Saaeb, o prefeito concluiu: “Feltrin, agora o filho é teu”, se referindo à responsabilidade que a autarquia terá desde a supervisão até a conclusão das obras. O ex-deputado Marcelino Romano Machado também acompanhou o anúncio na Câmara de Bebedouro.

Localização do tratamento em PDF