11 de setembro de 2014

Legislativo entrega título de cidadania e medalha a empresário nesta sexta

Atendendo ao Decreto Legislativo nº 438, de 11 de agosto deste ano, de autoria dos vereadores José Baptista de Carvalho Neto (SDD), o Chanel, Sebastiana Camargo (DEM) e Luiz Carlos de Freitas (PT), a Câmara Municipal de Bebedouro realizará sessão solene, nesta sexta-feira (12) – às 20 horas, para a entrega do título de cidadão bebedourense ao empresário do ramo de transportes, Wilson Rodrigues, o Wilsinho Rodrigues.

Durante a solenidade, o empresário também será condecorado com a Medalha Coronel Raul Furquim proposta por Chanel em reconhecimento ao importante papel desempenhado por ele em prol do desenvolvimento econômico e social de Bebedouro.
Wilsinho Rodrigues nasceu  em 15/02/1963, na cidade de Monte Azul Paulista,  é casado há 24 anos com Maria Rosa Rodrigues e tem dois filhos: Thiago Rodrigues e Anaisa Rodrigues.

Quando criança morou até os 13 anos de idade na fazenda Guaraní, no distrito de Botafogo, e cursou até a 4ª série na escola rural da Vila São João, onde na precariedade da vida no campo criava os seus próprios brinquedos (caminhãozinho, tratores, tudo com lata vazia de óleo e rodas de laranja) para se divertir, iniciando aí o seu sonho de ser caminhoneiro.

Depois desta fase, ele se mudou com seus pais para Bebedouro e foi estudar na EMEF “Stélio Machado Loureiro”, posteriormente formou-se em técnico em contabilidade na antiga escola Vicente Cezar (academia). Trabalhou no comércio (em supermercado), comercialização de frutas e também como colhedor de laranja e caminhoneiro, onde aprendeu muito do que sabe, inclusive valorizando um dos ensinamentos do seu saudoso pai: “ter Fé em Deus e honestidade, sem isso o homem caminha em vão”.
Com a morte prematura de seu pai, aos 56 anos em um acidente de carro, por ser – à época - solteiro - passou a comportar-se como o homem da casa, sempre com liderança e o dever de manter a união da família. Isso refletiu na formação da sua própria família, que o define como um marido dedicado e correto, pai amoroso e participativo.

Viveu por 22 anos na vida de caminhoneiro transportando sonhos por esse Brasil afora e, companheiro fiel, sempre pensando no bem estar dos amigos caminhoneiros. Em 2001 iniciou o sonho de ter uma empresa própria e juntamente com os irmãos João Manoel, José Luiz (também caminhoneiro), Ricardo e Isabel fundaram a transportadora “Irmãos Rodrigues”, que é dirigida por ele e por sua esposa Maria Rosa.  Hoje a empresa emprega diretamente mais de 40 pessoas e outras, indiretamente e que, recentemente, mais um sonho foi realizado, o de ter sua sede própria.

FESTA DO CAMINHONEIRO

A ideia da festa do Caminhoneiro surgiu em 2001, na época se realizava a quermesse de São Pedro Claver, às margens da Avenida Cel. Raul Furquim, próxima à paróquia, onde, para melhorar a arrecadação, trazia miniaturas de caminhões para vender nos leilões e bingos, sempre pensando no que poderia fazer para contribuir para melhorar a quermesse. Um dia foi convidado pelo padre Edson Maia, pároco da paróquia naquela época, e pela comissão organizadora a fazer um almoço, com show, para o encerramento da quermesse, com uma missa e bênção dos caminhoneiros.
Daí nasceu a Festa do Caminhoneiro, que sintetiza o seu perfil de procurar pensar grande e de maneira a proporcionar alegria às comunidades mais carentes, com shows gratuitos e renda revertida para a paróquia. Depois de um tempo, a festa transferiu-se para o barracão do Lar do Idoso, de onde veio a ideia da renda ser revertida totalmente para entidades assistenciais do nosso município (Lar do Idoso, ARTSOL, APRET, PROFAC e outras), tornando-se uma tradição, hoje merecidamente reconhecida.