05 de setembro de 2014

Empresário Wilsinho Rodrigues receberá título de cidadania bebedourense no dia 12

Atendendo ao Decreto Legislativo nº 438, de 11 de agosto deste ano, de autoria dos vereadores José Baptista de Carvalho Neto (SDD), o Chanel, Sebastiana Camargo (DEM) e Luiz Carlos de Freitas (PT), a Câmara Municipal de Bebedouro realizará sessão solene, na próxima sexta-feira (12) – às 20 horas, para a entrega do título de cidadão bebedourense ao empresário do ramo de transportes, Wilson Rodrigues, o Wilsinho Rodrigues.

Durante a solenidade, o empresário também será condecorado com a Medalha Coronel Raul Furquim proposta por Chanel em reconhecimento ao importante papel desempenhado por ele em prol do desenvolvimento econômico e social de Bebedouro. Wilsinho Rodrigues nasceu  em 15/02/1963, na cidade de Monte Azul Paulista,  é casado há 24 anos com Maria Rosa Rodrigues e tem dois filhos: Thiago Rodrigues e Anaisa Rodrigues.

Quando criança morou até os 13 anos de idade na fazenda Guaraní, no distrito de Botafogo, e cursou até a 4ª série na escola rural da Vila São João, onde na precariedade da vida no campo criava os seus próprios brinquedos (caminhãozinho, tratores, tudo com lata vazia de óleo e rodas de laranja) para se divertir, iniciando aí o seu sonho de ser caminhoneiro.

Depois desta fase, ele se mudou com seus pais para Bebedouro e foi estudar na EMEF “Stélio Machado Loureiro”, posteriormente formou-se em técnico em contabilidade na antiga escola Vicente Cezar (academia).
Trabalhou no comércio (em supermercado), comercialização de frutas e também como colhedor de laranja e caminhoneiro, onde aprendeu muito do que sabe, inclusive valorizando um dos ensinamentos do seu saudoso pai: “ter Fé em Deus e honestidade, sem isso o homem caminha em vão”.

Com a morte prematura de seu pai, aos 56 anos em um acidente de carro, por ser – à época - solteiro - passou a comportar-se como o homem da casa, sempre com liderança e o dever de manter a união da família. Isso refletiu na formação da sua própria família, que o define como um marido dedicado e correto, pai amoroso e participativo.

Viveu por 22 anos na vida de caminhoneiro transportando sonhos por esse Brasil afora e, companheiro fiel, sempre pensando no bem estar dos amigos caminhoneiros. Em 2001 iniciou o sonho de ter uma empresa própria e juntamente com os irmãos João Manoel, José Luiz (também caminhoneiro), Ricardo e Isabel fundaram a transportadora “Irmãos Rodrigues”, que é dirigida por ele e por sua esposa Maria Rosa.

Hoje a empresa emprega diretamente mais de 40 pessoas e outras, indiretamente e que, recentemente, mais um sonho foi realizado, o de ter sua sede própria.

FESTA DO CAMINHONEIRO

A ideia da festa do Caminhoneiro surgiu em 2001, na época se realizava a quermesse de São Pedro Claver, às margens da Avenida Cel. Raul Furquim, próxima à paróquia, onde, para melhorar a arrecadação, trazia miniaturas de caminhões para vender nos leilões e bingos, sempre pensando no que poderia fazer para contribuir para melhorar a quermesse. Um dia foi convidado pelo padre Edson Maia, pároco da paróquia naquela época, e pela comissão organizadora a fazer um almoço, com show, para o encerramento da quermesse, com uma missa e bênção dos caminhoneiros.

Daí nasceu a Festa do Caminhoneiro, que sintetiza o seu perfil de procurar pensar grande e de maneira a proporcionar alegria às comunidades mais carentes, com shows gratuitos e renda revertida para a paróquia. Depois de um tempo, a festa transferiu-se para o barracão do Lar do Idoso, de onde veio a ideia da renda ser revertida totalmente para entidades assistenciais do nosso município (Lar do Idoso, ARTSOL, APRET, PROFAC e outras), tornando-se uma tradição, hoje merecidamente reconhecida.