13 de agosto de 2014

Paulo Bola defende reciclagem do lixo eletrônico

Durante discurso na tribuna da Câmara, nesta segunda-feira (11), o vereador Paulo Bola (PTB) elogiou a iniciativa de representantes do Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro (Imesb), do Rotaract e da Agência de Desenvolvimento de Bebedouro (Adebe) de implantar - na cidade - uma espécie de ecoponto para receber o lixo eletrônico.

Segundo o vereador, os danos provocados por estes materiais ao meio ambiente e, principalmente, ao ser humano, são irreversíveis a médio prazo, o que obriga toda a sociedade a se preocupar com o assunto.

“Vamos unir forças para que outras pessoas possam estar com a gente nesta ideia”, disse o vereador, que já participou de duas reuniões para discutir o assunto com diretores do Imesb, da Adebe e do Rotaract.

Esta espécie de lixo é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos e tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados.

Nesta lista estão monitores de computadores, telefones celulares e baterias, computadores, televisores, câmeras fotográficas, impressoras, etc. O problema ocorre quando este material é descartado no meio ambiente. Como estes equipamentos possuem substâncias químicas (chumbo, cádmio, mercúrio e berílio) em suas composições, podem provocar contaminação de solo e água.

Além do contaminar o meio ambiente, estas substâncias químicas podem provocar doenças graves em pessoas que coletam produtos em lixões, terrenos baldios ou na rua.