18 de julho de 2014
Jornalista Roberto Oliveira será condecorado nesta sexta-feira
Em cumprimento ao Decreto Legislativo nº 423, de 10 de fevereiro de 2014, de autoria do vereador José Baptista de Carvalho Neto (do partido Solidariedade), o Chanel, a Câmara Municipal de Bebedouro promoverá uma sessão solene nesta sexta-feira (25), às 20 horas, para a entrega da Medalha Coronel Raul Furquim ao jornalista bebedourense Roberto Alves de Oliveira.
A condecoração foi instituída em 1996 por decreto assinado pelo então presidente da Câmara, vereador Celso Teixeira Romero, e tem por objetivo reconhecer o trabalho dos bebedourenses em prol da cidade e do seu povo. No primeiro semestre deste ano, o Legislativo condecorou o fabricante de cerveja artesanal e colecionador, Carlos Quintela.
Roberto Oliveira iniciou sua carreira no rádio aos 14 anos, atuando como repórter esportivo na Rádio Bebedouro. No jornalismo, trabalhou no Jornal “Voz de Bebedouro” com Alfredo Gomes Areias, editou o Jornal “O Lobo”, com distribuição gratuita nas partidas da Associação Atlética Internacional, lançou o “Guia Onde É”, que tratava de roteiro de ruas e comércio de Bebedouro e publicou o “Indicador Comercial”, periódico mensal lançado por vários anos.
No ano de 1976, recebeu o Troféu Manoel de Nobrega da então Rede Tupi de Televisão, que o elegeu “Comunicador de Maior Audiência de Bebedouro” e cuja entrega se deu no município de São Carlos.
A história da Rádio Iguatemi começou na década de 70, com o programa do Roberto Oliveira, apresentado na Rádio Bebedouro. Através do seu talento, nascia a ideia de se conseguir uma FM para a cidade de Bebedouro. Ele montou um grupo de empresários da cidade e deu início às idas e vindas a Brasília, pedindo apoio aos políticos para que pudessem ajudar no que fosse possível para a liberação de um canal de rádio dessa modalidade, frequência modulada (FM).
Nessa época, Roberto Oliveira era integrante de uma sociedade formada com o publicitário José Carlos Baptista do Carmo, o Ganso, já falecido e, também, com o então vereador Arnaldo de Rosis Garrido e o prefeito Sérgio Sessa Stamato, quando, então, o grupo estava formado pra valer.
Foram vários os parceiros políticos que colaboraram para a vinda da emissora para Bebedouro, dentre eles Fausto Rocha e também o Dr. Paulo Salim Maluf. Assim, no dia 3 de maio de 1981, com convidados especiais, dentre outros Fausto Rocha e Ademar de Barros Filho, foi concretizado o sonho de colocar no ar a Rádio Iguatemi FM Stéreo LTDA, frequência 94.7 MHz, ZYB 879 Canal 234 Emissora Classe C com transmissor Elvitec de 250 Watts, com uma torre de 18 metros.
Roberto Oliveira foi um dos homenageados com o Título de “Honra ao Mérito” concedido pela Câmara de Bebedouro, conforme consta no Decreto Legislativo nº 205, de 13 de abril de 1998. Por sua atuação e influência na arte de comunicar, também recebeu dezenas de diplomas, além de placas de prata, pelos trabalhos prestados a entidades de Bebedouro e da região, sendo os mais recentes do Hemonúcleo de Bebedouro (“Amigos do Projeto Doação de Sangue”) e do Panathlon Club. É amante do esporte, em especial do futebol, e nutre grande paixão pela Associação Atlética Internacional (AAI).
Seu programa, “Módulo Informativo Iguatemi”, que vai ao ar diariamente, de segunda a sábado, pela Rádio Iguatemi, das 12h00 às 13h30, é campeão de audiência.
Publicado em: