Notícias

09 de junho de 2014

Câmara entrega título à dra. Sueli Pinotti no próximo sábado


O título de cidadã bebedourense à médica especialista em reumatologia, Sueli Aparecida Pinotti, será entregue em sessão solene, no Poder Legislativo, no próximo sábado (14), às 20 horas. A homenagem foi proposta pela vereadora Sebastiana Camargo (DEM).

Natural da cidade de Matão, Sueli Pinotti completa, em 2014, 25 anos de profissão. Foi ela a pioneira em reumatologia na Unimed ao ser convidada para fazer parte da cooperativa médica, em Bebedouro, em 1993.

Sueli Aparecida Pinotti, que também é auditora médica, é um dos ícones de amor à profissão e ao próximo em Bebedouro, de acordo com a vereadora Sebastiana, por encarar a medicina como sendo a arte de ajudar, diagnosticar e curar os sofrimentos da alma e do físico.

Em 1993, ela havia acabado a residência em reumatologia pelas Faculdades Integradas Padre Albino de Catanduva-SP e a Dra Jezebel Baia de Souza (já falecida coordenadora responsável do departamento) lhe fez o convite para atuar pela Unimed-Bebedouro, se tornando a primeira reumatologista da Cooperativa em 8/03/1993, de onde nunca saiu, vindo também a ocupar o cargo de vice-presidente da Unimed.

Sueli acredita que o médico deve ter em mente que o paciente deseja ser tratado como um ser humano igual, que quer ser mantido razoavelmente informado, teme o abandono ou a negligência. E nunca pode ser visto como um ser isolado, desenraizado: ele é sempre o paciente, inserido na família, na comunidade, no universo.

Paralelamente às suas atividades profissionais, também mantém, com sua família, uma ONG que cuida de animais abandonados na cidade de Matão.

O relacionamento com nossa cidade já vem de outras gerações, pois seus avós - Antonio Risonho e Carmem Franco Risonho - e também sua  mãe  residiram em Bebedouro, na Rua Brandão Veras, onde seu avô tinha uma casa de comércio.

 Em 1963, seu pai Antonio Pinotti veio trabalhar em Bebedouro e conheceu sua mãe. Namoraram e - em 05/09/1964 - casaram-se no civil nesta cidade. Após o casamento, seus pais e avós mudaram-se para Matão-SP.

Vir para Bebedouro, de acordo com Sueli Pinotti, representou a continuidade da história de amor com a cidade iniciada pelos  seus antepassados. Manter a prática permanente da intercooperação e comprometimento sustentável com clientes e sociedade. Esta é sua grande meta.



Publicado em: