02 de maio de 2014
Estacionamento irregular de ônibus de estudantes terá fiscalização intensificada
Aumentar a fiscalização dos estacionamentos de ônibus de estudantes universitários nas proximidades do Centro Universitário Unifafibe e concluir o trabalho de sinalização das ruas próximas àquela unidade de ensino.
Estes são os primeiros resultados da audiência pública ocorrida na Câmara Municipal de Bebedouro na noite desta quarta-feira (30) com a presença de cerca de 40 pessoas, entre moradores vizinhos à faculdade, lideranças políticas e representantes da Guarda Civil Municipal, Departamento Municipal de Trânsito (DMT) e do Centro Universitário Unifafibe.
A audiência, solicitada pelos vereadores Engenheiro Nasser (PV), Luiz Carlos de Freitas (PT) e Paulo Bola (PTB), comprovou que apesar das determinações anunciadas pela direção do Departamento Municipal de Trânsito, as infrações continuam ocorrendo. Nem todos os veículos estão ficando estacionados no sambódromo.
Os moradores também continuam sofrendo durante o embarque e desembarque dos alunos, com estudantes e motoristas de ônibus que fazem churrascos semanais em suas calçadas, arremessam saquinhos com urina em seus quintais, promovem barulhos com som automotivo e provocações de toda ordem.
Presentes na audiência, o comandante da Guarda Civil Municipal, Luiz André Rosa Júnior, e a diretora do DMT, Maria Aparecida Zucatello Penna, garantiram que irão endurecer a fiscalização, e pediram aos moradores que denunciem as infrações.
Além de Nasser, Freitas e Paulo Bola, a audiência também contou com as participações dos vereadores democratas Valdeci Ramos de Castro, o Sensei, e Sebastiana Camargo, que pediram pressa nos serviços de sinalização das ruas no entorno do Unifafibe.
A pró-reitora do centro universitário, Maria de Lourdes Contro Souza Pinto, também esteve na audiência, e se solidarizou com os moradores, afirmando que tem solicitado a colaboração aos estudantes. Ela, contudo, cobrou maior atuação dos poderes constituídos para exigir o cumprimento da lei. “Quem tem poder de fiscalização é que tem de fazer isso”, afirmou.
Nasser, Freitas e Paulo Bola, que saíram satisfeitos da audiência, disseram que encaminharão o resultado da audiência para a Promotoria Pública, para que possa acompanhar também o cumprimento do que foi acordado na reunião. Os vereadores aproveitaram para destacar a importância do papel do centro universitário Unifafibe para Bebedouro não somente no tocante à questão educacional - na formação de jovens para o mercado de trabalho, mas também na economia da cidade, ao atrair recursos, além de gerar cerca de 300 empregos diretos.
Lamentavelmente, de acordo com os vereadores, por conta da indisciplina de um pequeno grupo de estudantes e de motoristas que descumprem as normas, o caso tem se tornado público em virtude das inúmeras reclamações recebidas pela Câmara Municipal de Bebedouro. Eles torcem para que o problema seja resolvido mais breve possível.
Publicado em: