08 de abril de 2014

Aprovada alteração à lei que criou o Fundo de Desenvolvimento Econômico

Por 7 votos a 3, o Plenário da Câmara de Bebedouro aprovou, nesta segunda-feira (7), em sessão ordinária, o projeto de lei do prefeito Fernando Galvão Moura que altera a lei que criou o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Com a mudança, metade das arrecadações oriundas da venda de imóveis do município para fins empresariais será destinada a ações sociais da Prefeitura e não apenas ao Fundo de Desenvolvimento Econômico visando a investimentos nos distritos industriais e áreas de comércio.

Votaram contra a alteração os vereadores Paulo Bola (PTB), Engenheiro Nasser (PV) e Luiz Carlos de Freitas (PT). Para eles, não se pode retirar recursos de um setor que já sofre com a falta de investimentos.

Para Nasser, é incorreta a justificativa do prefeito de que não há desenvolvimento econômico sem investimento no social, mas sim o contrário é que é verdadeiro: o desenvolvimento econômico proporciona desenvolvimento social.

Na opinião de Paulo Bola, não se pode reduzir a possibilidade de recursos para o Fundo, pois qualquer investimento em desenvolvimento econômico, principalmente em infraestrutura, é altíssimo. “Com 50%, o Departamento de Desenvolvimento Econômico fica amarrado”, disse Bola.

Entre os que aprovaram a alteração, o vereador Sensei (DEM) disse que o Fundo de Desenvolvimento Econômico, desde que foi criado, nunca recebeu qualquer investimento. Para ele, se for atingido pelo menos 50%, já será um avanço.

De acordo com Chanel (Solidariedade), é lamentável o fato do Fundo de Desenvolvimento Econômico não ter tido a devida atenção nos últimos anos. “Ninguém implementou os 100% e, assim, precisamos dar o primeiro passo, por isso tem o meu voto de confiança.”