04 de abril de 2014

Sicoob Coocresb: R$ 1,2 milhão de patrimônio, R$ 2 milhões em empréstimos e R$ 594 mil em aplicações

O ano de 2013 superou todas as metas estabelecidas pelo Sicoob Coocresb. Esta é a avaliação do diretor controller da Cooperativa de Crédito Mútuo dos Servidores Públicos Municipais de Bebedouro, Valdecir Valêncio, que ao lado do presidente Itamar Correa de Oliveira coordenou mais uma Assembleia Geral Ordinária na última quarta-feira (2), à noite, no anfiteatro do Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro (Imesb).

O evento, realizado anualmente, e que desta vez levou 270 cooperadores ao Imesb, teve por objetivo a prestação de contas do exercício de 2013, com apresentação do relatório anual, balanços gerais, demonstração de sobras e perdas, além dos pareceres do Conselho Fiscal e de auditoria independente, entre outros assuntos de interesse dos cooperados.

De acordo com os números divulgados, a incorporação de juros ao capital em dezembro de 2013 chegou a R$ 61,7 mil. Neste período, o capital da cooperativa registrou correção acima da Caderneta de Poupança (6,9%).

Com um patrimônio líquido que ultrapassou R$ 1,2 milhão, com base em 31 de dezembro de 2013, o Sicoob Coocresb já é o orgulho dos servidores municipais. Sua carteira de empréstimos, com muitas facilidades e juros abaixo do mercado, ultrapassou a R$ 2 milhões. Conforme decisão da categoria, a sobra líquida de R$ 32 mil registrada no ano passado será depositada, com rateio, na conta de cada cooperado, na cooperativa.

Durante a assembleia, nesta quarta-feira, a diretora administrativa Aglaciles Virgilio Pereira narrou a história do Sicoob Coocresb, quando as despesas eram custeadas pelos próprios fundadores, e, as operações de crédito, muito pequenas. Em 2004, a instituição era formada por apenas 60 cooperados, e, hoje, somam 1048. “O começo foi muito difícil”, comentou.

Para o presidente Itamar Correa de Oliveira, a união dos cooperados, a transparência e participação de todos são os segredos do sucesso da Coocresb, que já se tornou o banco oficial dos servidores públicos municipais de Bebedouro. “Quando nos juntamos, somos mais fortes”, disse.