13 de março de 2014

Iniciada a vacinação contra o HPV em meninas de 11 a 13 anos em Bebedouro

O Departamento Municipal de Saúde iniciou nesta semana a vacinação contra o papilomavírus humano, o HPV, em meninas de 11 a 13 anos. A primeira a ser vacinada foi a estudante Karina de Carvalho Colombo (foto), que compareceu à unidade de saúde acompanhada da mãe, Solange de Carvalho Miguel.

A vacina estará disponível nos postos de saúde e em escolas públicas e privadas. A meta é atingir pelo menos 80% de vacinação em um total de 1.776 meninas que podem receber a vacina no município. Os pais devem autorizar a vacinação, caso contrário é necessário assinar um termo de recusa, que será distribuído pela escola para ser devolvido à mesma.

Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. Neste ano, será vacinado o primeiro grupo (11 a 13 anos).  Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e, em 2016, às meninas de 9 anos.

A campanha no município vai até 10 de abril, nos postos de saúde e escolas públicas e particulares. O coordenador do Hospital de Câncer de Barretos, Marcelo Almeida, esteve visitando as escolas municipais e estaduais de Bebedouro para orientar sobre o câncer de mama, colo de útero e HPV, além de conscientizar sobre o perigo que os jovens são expostos ao terem relações sexuais sem proteção.

Além disso, a Carreta do Hospital de Câncer de Barretos estará em Bebedouro nas unidades de saúde, fazendo exame de mama nas mulheres, contando com o diferencial de o exame ser feito digitalmente, garantindo maior precisão nos resultados. Mulheres interessadas devem cadastrar-se pelo menos 45 dias antes do exame, pois caso perca e chance de fazê-lo, só haverá nova oportunidade no ano seguinte. (Fonte: Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Bebedouro)