05 de fevereiro de 2014

Palestras em empresas e unidades de ensino sobre prevenção ao câncer começam terça-feira

Instituições de ensino de Bebedouro e empresas com no mínimo 30 funcionários estarão recebendo profissionais da saúde a partir da próxima semana para palestras de prevenção ao câncer de mama e câncer de colo do útero.

As palestras serão abertas terça-feira (11), no anfiteatro do Imesb (Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro), às 19h30, com a apresentação do coordenador da Atenção Básica de Saúde de Bebedouro, Tiago Bosco de Souza Elias, o Dr. Tiago, em parceria com o coordenador do Hospital de Câncer de Barretos, Marcelo Almeida.

Apesar de ser aberta ao público em geral, Dr. Tiago convida, especialmente, os professores de Bebedouro para a palestra, pois são eles que disseminarão, com maior eficiência, junto aos adolescentes, nas escolas, a importância da prevenção.

Na última segunda-feira (3), foram traçados os objetivos do programa que deve levar Bebedouro a uma cobertura de 100% no trabalho de prevenção a estes dois tipos de câncer.

No próximo sábado (9), em parceria com a Fundação PIO XII, Departamento Municipal de Saúde e Cerest, em um ônibus totalmente equipado, profissionais da saúde estarão atendendo às funcionárias da empresa Louis Dreyfus Commodities.

Em discurso na tribuna da Câmara, nesta segunda-feira (3), Dr. Tiago agradeceu ao apoio dado pela direção do Departamento Municipal de Educação à iniciativa. No Poder Legislativo, ele é autor da Lei 4.604, de 10 de abril de 2013, que instituiu a Semana de Prevenção do Câncer de Mama e de Colo do Útero no calendário  oficial de eventos no município. O câncer do colo do útero é o segundo mais incidente na população feminina brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele.

Dr. Tiago também é autor da lei que criou o Programa Novembro Azul, de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.