02 de dezembro de 2013

Enfermeiras buscam apoio na Câmara por melhores salários

Contra a defasagem salarial e a favor de alterações na jornada de trabalho, um grupo de técnicas em enfermagem e auxiliares esteve na Câmara de Bebedouro, na semana passada, pedindo apoio aos vereadores para que as suas reivindicações sejam atendidas pelo prefeito Fernando Galvão Moura.

Com referência 4, os ganhos da categoria, hoje, na cidade, não passam de R$ 764,53 por mês, o que os colocam como um dos piores salários-base da região, perdendo para cidades como Vista Alegre do Alto, Pirangi e Jaboticabal, por exemplo.

Na Câmara de Bebedouro, o vereador Engenheiro Nasser (PV) é autor de várias proposituras cobrando mais respeito e consideração aos profissionais da enfermagem que atuam no Departamento Municipal de Saúde. A cobrança mais recente foi feita no final do mês passado através de uma indicação ao Departamento Municipal de Recursos Humanos.

“Antes que o descontentamento tome proporções inesperadas e prejudiciais ao serviço público, esperamos que a Prefeitura adote as necessárias providências, inclusive em relação à urbanidade no ambiente de trabalho, com o objetivo pelo menos de amenizar o baixo ganho com o devido respeito que estes profissionais merecem”, pediu Engenheiro Nasser na indicação.

Durante a sessão, as enfermeiras receberam a solidariedade e apoio de vários vereadores, como Fernando José Piffer (PSDB), que já atuou como diretor do Departamento Municipal de Saúde, de Chanel (SDD), Paulo Bola (PTB), Luiz Carlos de Freitas (PT), Dr. Tiago (PCdoB), Sebastiana Camargo (DEM) e Lucas Seren (DEM).

Na avaliação de Dr. Tiago, pelo salário que ganham, os profissionais da enfermagem deveriam ganhar um altar, mas lamentou a falta de recursos para reajustes dignos.

Para Sebastiana, as reivindicações da categoria são justas. “Vocês (enfermeiros) mexem com vidas”, disse. “Aquilo que for possível, vamos tentar melhorar.”

Lucas Seren destacou que não só as enfermeiras merecem aumento salarial, mas todos os servidores públicos do município. “Dou a minha palavra: eu também vou lutar por um salário mais justo porque vocês merecem.”

Para Chanel, que até tentou intermediar uma reunião entre representantes da Prefeitura e das enfermeiras, a vontade da Câmara é poder auxiliar ao máximo a categoria. “Tenham a certeza de que vocês prestam um relevante serviço a toda a nossa população”, avaliou o vereador, na tribuna.