21 de novembro de 2013

Plenário aprova programa de prevenção ao câncer de próstata

Os vereadores de Bebedouro aprovaram – por unanimidade – nesta semana,  o projeto de lei nº 201/2013, de autoria do vereador Dr. Tiago (PCdoB), que cria - na cidade - o Programa Novembro Azul, de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O projeto prevê a realização de campanhas educativas, com distribuição de panfletos e promoção de palestras e seminários, além de medidas que visem facilitar os exames de detecção do câncer. Para chamar a atenção ao programa, prédios públicos do município deverão receber uma iluminação azul.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelam que o câncer de próstata é o segundo maior causador de mortes entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, surgem – anualmente – 50 mil novos casos de câncer de próstata, sendo que 12 mil deles levam à morte.

Para Dr. Tiago, a prevenção é tudo. “Cuidar da saúde do homem, como proponho, é cuidar da família bebedourense”, afirmou. “Não temos como ceder a vida ao preconceito, à desinformação, desta forma, urge o desenvolvimento de campanhas voltadas a esclarecer a sociedade sobre a importância da profilaxia em relação às doenças masculinas, assim como as femininas, embora seja notório que a mulher é mais cuidadosa e menos preconceituosa no tocante à sua saúde.”