15 de outubro de 2013

Jornalista Eduardo Iha terá título de cidadania bebedourense

Por unanimidade e sob muitos elogios, a Câmara Municipal de Bebedouro aprovou, nesta segunda-feira (14), em sessão ordinária, o projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Paulo Bola (PTB) que concede o título de cidadão bebedourense ao jornalista e professor Eduardo Iha.

Casado com a professora Terezinha de Jesus Iha, Eduardo Iha é natural de Jaboticabal, tem quatro filhas: Carolina (jornalista), Ana Paula (administradora de empresa), Flávia (assistente social) e Juliana (jornalista).

Formou-se em jornalismo pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), e milita na imprensa desde 1979. Veio para Bebedouro em 1984 para trabalhar como jornalista na Gazeta de Bebedouro e também na assessoria de imprensa da prefeitura.

Atuou como docente de língua portuguesa e redação, de forma voluntária, no cursinho pré-vestibular do Rotary Club, lecionou redação para o concurso do Poder Judiciário, no Colégio Objetivo, e foi professor do curso de Comunicação Social no IMESB Victório Cardassi.

Produziu e apresentou o programa “Jornal da Manhã”, na rádio Bebedouro. Trabalhou de 1984 a 2009 na Gazeta de Bebedouro, onde terminou seu vínculo empregatício como editor-chefe.

Atualmente, é sócio-proprietário da empresa Iha Comunicação, responsável pela produção dos veículos: Revista Aqui & Ali, publicação mensal, com circulação em Bebedouro, Monte Azul, Colina, Terra Roxa, Pitangueiras, Viradouro e Jaborandi; o site www.ihacomunicacao.com.br, atualizado diariamente com textos próprios de notícias de Bebedouro e região; é produtor e apresentador do Jornal 107,9, pela Rádio Caminho Seguro FM, levado ao ar diariamente a partir das 7 horas. A empresa também realiza serviços de assessoria de imprensa e consultoria de marketing.

CURRÍCULO

. Rádio Jaboticabal (atual Vida Nova), de 1979 a 1984, como repórter, redator e apresentador de programas de radiojornalismo.

. Gazeta de Bebedouro, de 1º de julho de 1984 a 30 de abril de 2009 (24 anos e 10 meses), como repórter, redator e editor.

. Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Bebedouro, de 1984 a 1990 (administrações de Sérgio Stamato e Edne José Piffer) e de 2009 a 2012 (administração de João Batista Bianchini), como coordenador.

. Rádio Princesa de Monte Azul Paulista, de 1996 a 2008, como comentarista esportivo e como correspondente de Bebedouro do Jornal da Princesa (programa de radiojornalismo).

. Rádio Bebedouro, de 1998 a 2003, como comentarista esportivo e produtor e apresentador do programa de radiojornalismo das 17h30.

. Rádio Caminho Seguro de Bebedouro, desde 2005, como produtor e apresentador do programa Jornal 107,9 FM, de segunda a sábado, das 7h às 8h, juntamente com as filhas Carol e Juliana e o amigo, radialista Toninho Silva.

. Professor-voluntário no cursinho pré-vestibular oferecido pelo Rotary Club Bebedouro na década de 1990, na disciplina de Língua Portuguesa.

. Professor do 3º ano do Ensino Médio, na Coebe, em 2003, na disciplina de Língua Portuguesa (redação e interpretação de texto).

. Professor no Imesb (Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro) “Victório Cardassi”, de 2003 a 2006, nas disciplinas de Edição, Radiojornalismo, Língua Portuguesa, Indústria Editorial e Orientação de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

. Diretor da Iha Comunicação, empresa que edita e produz a revista Aqui & Ali (mensal), com distribuição regional (Bebedouro, Monte Azul Paulista, Colina, Jaborandi, Terra Roxa, Viradouro e Pitangueiras); presta serviços de assessoria de imprensa, de gravação de spot para rádio (pelas filhas Carol e Juliana), de elaboração de protocolo e apresentação de cerimonial e de consultoria em marketing; mantém o site www.ihacomunicacao.com.br, com atualização diária; produz o programa diário Jornal 107,9 FM.