25 de julho de 2013

Universitária do Imesb apresentará trabalho em congresso

Jéssica Barbosa Vianna, do 3º ano de Serviço Social do Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro (Imesb -“Victório Cardassi”) apresentará trabalho (entre mais de mil enviados), no 14º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), na cidade paulista de Águas de Lindoia, entre os dias 14 e 18 de outubro deste ano.

O evento, que ocorre a cada três anos, atrai estudantes e assistentes sociais de todo o território nacional. Na edição de 2013, o tema é “Impactos da crise do capital nas políticas sociais e no trabalho do/a assistente social”. Estão programadas conferências, mesas-redondas, plenárias simultâneas e atividades culturais.

O trabalho de Jéssica Vianna intitula-se “O controle social democrático sob a perspectiva dos assistentes sociais: Uma breve análise no município de Bebedouro”. Orientada pela professora-mestre Márcia Floro da Silva, a estudante traça o perfil dos que atuam na área, por meio de questionário - com perguntas abertas, mistas e fechadas -, sobre a perspectiva de cada profissional, a importância dos conselhos municipais e de como eles garantem os direitos da sociedade civil de acordo com suas demandas, além de propostas para que seja estimulada a participação tanto da sociedade civil quanto da área governamental nesses espaços.

Para Jéssica, a pesquisa é a apreensão teórica das demandas que são colocadas todos os dias no palco de atuação, a sociedade. “Acredito que tudo se transforma, se modifica. Com a soma de esforços, o resultado é muito mais eficaz. É na pesquisa que se encontra espaço para construir e desconstruir pensamentos, e, claro, nela é possível comensurar um pouco do que o futuro profissional reserva ao assistente social.”

O Curso de Serviço Social é uma forma de ver a vida, além de compreender a sociedade. “A expectativa é que, ao término do curso, possamos ser profissionais aptos não somente a reproduzir tarefas, vendo as coisas de um jeito extremamente fatalista, mas na certeza de que ser assistente social é lutar por uma nova ordem societária, que assuma como projeto a efetivação da democracia, a igualdade de direitos e a erradicação da exploração e da miséria, articuladamente a outros setores da sociedade que visam ao mesmo ideal”, finaliza Jéssica. (Fonte: AsseCom Imesb)