01 de julho de 2013
Joel do vôlei recebe a Medalha Cel. Raul Furquim da Câmara
Em sessão solene ocorrida sábado (29), à noite, a Câmara Municipal de Bebedouro concedeu – no Plenário Arnaldo de Rosis Garrido – a Medalha Cel. Raul Furquim ao jogador de vôlei Joel dos Santos Monteiro.
Cerca de 80 pessoas compareceram à sede do Poder Legislativo para a solenidade, que premiou um dos maiores símbolos do esporte bebedourense das últimas décadas. Natural de Bebedouro, Joel ingressou no esporte ainda criança no Educandário, e, no Bebedouro Clube, foi revelado ao Esporte Clube Banespa no início dos anos 90.
Com 39 anos hoje, Joel Monteiro foi vice-campeão da Liga Nacional, tetracampeão paulista, campeão da Copa do Brasil, e, com a Seleção Brasileira de Vôlei, foi campeão Sul-Americano e bicampeão da Copa América. No ano 2000, foi um dos destaques na classificação do Brasil para os Jogos Olímpicos de Sidney, durante o pré-olímpico, ao brilhar nos 3 sets a 2 contra a Argentina.
Na tribuna da Câmara, neste sábado, Joel agradeceu a todos pela condecoração e certamente era a medalha que faltava no seu currículo. Ele agradeceu aos seus ex-treinadores e professores Robison Quitério, Serginho Almeida, Marcus Vinícius, aos amigos e ao ex-presidente do Educandário, Frei Eduardo Chagas Nithack, que também prestigiaram a sessão solene de entrega da Medalha Coronel Raul Furquim.
“Esta homenagem é de todos vocês porque a minha história não seria a mesma se não fosse por cada um de vocês”, disse emocionado o jogador que hoje atua pelo São Bernardo. “Nos lugares que eu passei, mais ganhei do que perdi, e todas as pessoas me respeitam pela minha conduta, e este é o legado do ser humano.”
O vereador Dr. Tiago (PC do B), que na tribuna agradeceu ao publicitário Serginho Almeida pela sugestão da homenagem a Joel, disse que se emocionou logo após a vitória do Brasil sobre a Argentina, há 13 anos. Para o vereador, que juntamente com Paulo Bola (PTB), Juliano César (PMDB) e Lucas Seren (DEM) assinou o decreto legislativo que concedeu a Medalha Coronel Raul Furquim a Joel, o sonho de Bebedouro é de que muitos “Joéis” surjam. “Quando a pessoa quer, ela alcança seus objetivos”, afirmou. “Além de atleta, o esporte forma cidadãos de caráter.”
“Joel demonstrou sua grandeza vencendo todas as adversidades da vida e, com esta experiência, venceu todos os adversários que enfrentou”, resumiu Paulo Bola. De acordo com ele, Joel não apenas projetou o nome do Educandário Santo Antonio, onde estudou e aprendeu a jogar voleibol, mas também o nome de Bebedouro, do Estado de São Paulo e do Brasil em todo o mundo.
Juliano César aproveitou para estender os cumprimentos ao diretor do Departamento Municipal de Esportes (DME), César Michelon, que como jogador de futebol integrou clubes grandes como o Corinthians e o Palmeiras, jogou na França e na seleção brasileira.
Discursando em nome do Poder Legislativo, o presidente Angelo Daólio falou do carinho com que as pessoas se dirigem a Joel. “É enorme, é sublime, e temos a certeza de que o esporte é a grande saída para a vida saudável e para a formação de cidadãos de bem.”
Para o prefeito Fernando Galvão Moura, que cumprimentou a Câmara de Bebedouro pela iniciativa e o ex-presidente do Educandário, Frei Eduardo Chagas Nithack, Joel saiu de Bebedouro e ganhou o mundo.
Publicado em: