08 de junho de 2013

Às vésperas da reinauguração, escola Abílio Manoel busca parceiros

Prestes a ser reinaugurada a Escola Estadual Abílio Manoel, a direção da unidade de ensino está convocando toda a comunidade para auxiliar no trabalho de conclusão das adequações de salas que ainda necessitam de equipamentos e mobiliários.

O presidente da Câmara de Bebedouro e ex-aluno da escola, Angelo Rafael Latorre Daólio (PSDB), visitou a instituição nesta semana e ficou impressionado com o novo visual garantido pelos serviços de restauração do prédio e prometeu ser um dos parceiros que a direção da Abílio Manoel tanto busca.

Além de estar concluindo o seu memorial comemorativo do primeiro centenário da escola com a ajuda de todas as pessoas que passaram por ela, seja como funcionária, aluna ou voluntária, há repartições dela que ainda necessitam de armários, prateleiras e até de computadores, como as salas do Acessa São Paulo, de leitura, etc.

Durante reunião com a coordenadora Lucelena Calor Batista e com a vice-diretora Rosemeire Aparecida Galo, quarta-feira (5), o presidente da Câmara de Bebedouro se comprometeu a não apenas procurar deputados e empresários para a conclusão dos trabalhos que garantirão a entrega das obras prontas no próximo mês de agosto, mas também a fazer doações diretas à escola.

Angelo Daólio solicitou um histórico completo da escola, com urgência, para apresentações a parlamentares e empresários, com a lista completa dos móveis e outros equipamentos que ainda faltam e eventuais orçamentos.

De acordo com a coordenadora Lucelena, os parceiros serão homenageados com seus nomes nas repartições que receberem patrocínios. Inaugurada em abril de 1912, a Escola Estadual “Abílio Manuel” foi o primeiro prédio escolar construído no município de Bebedouro e recentemente foi tombado como patrimônio histórico estadual.

O historiador responsável pelo memorial da escola, Rogério Carlos Fábio, conta que durou um ano o trabalho de coleta e resgate de materiais junto à população.  A escola tem arquivos pessoais que datam a partir da década de 30 e também livros de 1914. Para comemorar os seus 100 anos, foi criada uma exposição itinerante que já esteve presente em eventos e lugares públicos.

As visitas ao memorial poderão ser agendadas a partir do mês de junho pelos telefones 3342 1498 (secretaria da escola) ou 9141-5984 (professor Rogério).