23 de abril de 2013

Teste do Coraçãozinho é aprovado pela Câmara

Dr. Piffer, um dos autores do projetoO projeto de lei de autoria dos vereadores Angelo Daolio e Dr. Fernando Piffer, ambos do PSDB, foi aprovado na noite do último dia 22. Pela propositura o exame de Oximetria de Pulso, mais conhecido por Teste do Coraçãozinho será obrigatório em todos os recém-nascidos dos berçários das maternidades de Bebedouro.

De acordo com o projeto todas as maternidades, públicas e privadas, devem incluir o teste do coraçãozinho nos exames obrigatórios. O exame deverá ser feito após as primeiras 24horas de vida da criança e antes que ela tenha alta hospitalar.

A oximetria do pulso é um exame indolor, utilizado para medir os níveis de oxigênio no sangue e detectar assim a presença de cardiopatia congênita grave. Conforme dados na Organização Mundial da Saúde, de cada mil crianças nascidas vivas, cerca de 8 a 10 apresentam alguma doença cardíaca.

Os autores do projeto justificam que a realização de exames de detecção de doenças cardiológicas tanto na fase intra-uterina quanto nos recém-nascidos, é uma reivindicação da Associação de Assistência à Criança Cardiopata - Pequenos Corações.