23 de abril de 2013
Funcionário da Câmara é selecionado para curso de piloto de planador
Apaixonado por aviação desde criança, o servidor público municipal Márcio José Martins terá a chance de realizar um dos seus sonhos aos 32 anos de idade. Inscrito para o programa de concessão de bolsas para o curso de piloto de planadores desde o ano passado, o operador de áudio e vídeo da Câmara Municipal de Bebedouro e presidente da Defesa Civil começará o treinamento no aeroclube local na próxima semana.
Márcio se integrará aos nove bolsistas que já estudam e treinam no Aeroclube de Bebedouro. Através do Projeto Voa Planador São Paulo, idealizado pela Federação Brasileira de Voo a Vela (FBVV) e Secretaria de Esportes do Estado, e que tem o patrocínio da empresa Oi Futuro, a intenção é fomentar o esporte e colocar no mercado mais pilotos competidores para a modalidade esportiva.
Passado quase um mês desde o comunicado da aprovação de seu nome como bolsista, Márcio Martins ainda não consegue conter a alegria. “Foi uma grande surpresa pra mim, eu já tinha até desistido porque passou muito tempo, há muitas pessoas já formadas e o projeto era só para 2012”, disse. De acordo com ele, a seleção não foi fácil: desde a prova escrita, exames médicos rigorosos até a apresentação de inúmeros documentos, tudo supervisionado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e FBVV. A expectativa é de que até o final do ano ele complete os 50 voos para obter o brevê de piloto.
Além de fazer parte do projeto, Bebedouro também foi contemplado com o Projeto Planador Brasil, da FBVV e Ministério dos Esportes, que consiste na importação de planadores. Nos próximos dias, por liderar o ranking brasileiro de número de voos e quilometragem percorrida nesta modalidade, o aeroclube receberá a sua recompensa e a sua maior novidade – um planador alemão ASK 21 – considerado top de linha entre as aeronaves para instrução. O planador aguarda homologação em oficina da cidade de Bauru para documentação junto à Anac.
João Paulo, de apenas 15 anos, que mora em São Paulo, começou a voar aos 12 anos e hoje já fala como um verdadeiro veterano. “Tem que ter muita paciência e trabalho para voar”, aconselha ao mais novo colega do aeroclube Márcio Martins. “Tem que gostar muito do esporte para continuar com ele e ir até o fim.” O jovem pretende se formar piloto. “Ou então, fazer como meu pai que tem um planador e voa por aí; pretendo voar muito.”
Lucas Sarracini, de São Carlos, que todo final de semana está em Bebedouro para os treinamentos, logo após o voo deste sábado (20) comentou eufórico depois de permanecer por quase duas horas nas alturas com o planador KW1-II Quero Quero a uma distância de 1600 metros do solo: “Por mim eu ficaria umas cinco, seis horas, até o final do dia.” Também bolsista a exemplo de João Paulo e do operador de áudio e vídeo da Câmara Municipal de Bebedouro, ele está no Projeto Voa Planador São Paulo desde junho do ano passado.
O presidente do Aeroclube de Bebedouro, Angelo Sergio Hermini, também dá as boas-vindas ao mais novo aluno. “Temos a grande satisfação de recebê-lo”, disse. “Seja bem-vindo, Márcio, ao voo a vela.
Publicado em: