13 de fevereiro de 2013

Estudo revela que vagas em creches só atendem a 33%

Vereador Dr. Tiago com a diretora do Departamento de Educação, Ana Sílvia Bergantini Miguel, durante a apresentação do estudo.Levantamento realizado pelo vereador Tiago Bosco de Souza Elias (PC do B), o Dr. Tiago, denominado “Estudo da Educação Infantil em Bebedouro”, revela que apenas 33,35% das crianças em idades de frequentar creches são atendidas no município.

O estudo, elaborado no final do ano passado com base em dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) apurou um total de 4.773 crianças nesta fase, mas apenas 1.592 são atendidas, o que contabiliza uma demanda reprimida de 3.181 crianças.

O aumento na oferta de vagas nas creches públicas, uma das bandeiras de Dr. Tiago na Câmara, poderá ser concretizada com o apoio da presidente da República, Dilma Rousseff, através do Ministério da Educação, que já prepara editais para a construção de mais 1.050 unidades.

O Governo Federal, por meio do PAC 2 (Plano de Aceleração do Crescimento), também irá construir mais 4.943 creches e pré-escolas em 1.466 municípios. O objetivo é cumprir as metas do Plano Nacional de Educação: atender a 100% das crianças de quatro e cinco anos até 2016 e 50% das crianças de zero a três anos até 2020.

“O cenário das creches em Bebedouro poderia ser bem melhor, mas com a abertura que a presidente Dilma está dando é uma grande oportunidade para amenizar este problema em nossa cidade”, aposta Dr. Tiago.

Segundo o vereador, o momento é propício para se elaborar projetos e o estudo já realizado irá contribuir bastante neste sentido. “Várias cidades vizinhas a Bebedouro já foram contempladas por fazerem projetos confiáveis”, afirmou  o vereador.

O estudo ainda traz dados sobre a renda familiar em cada uma das regiões da cidade e quais são os locais mais afetados pela falta de vagas em creches. Os interessados podem consultá-los, na íntegra, no portal www.drtiago.com.br (Menu Projetos Apresentados).

Dr. Tiago acredita que o levantamento irá facilitar o trabalho de definição dos setores que requerem novas creches.