27 de dezembro de 2012

Campanha arrecada 6.812 itens para o hospital municipal

Integrantes do Conselho Municipal de Saúde, do Sindicato dos Servidores Municipais e da Câmara durante a apresentação do balanço da campanha no hospital municipal, nesta quarta-feiraA Campanha “Todos Unidos pelo Bem”, que foi encabeçada pelos integrantes do Conselho Municipal de Saúde e contou com a grande adesão da igreja católica, supermercados, escola Convívio, Senac, Unifafibe, Apae e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bebedouro, arrecadou 6.812 itens de limpeza e gêneros alimentícios para o Hospital Municipal Júlia Pinto Caldeira.

O balanço da campanha foi apresentado na manhã desta quarta-feira (26) pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sílvia Helena Zacarias Sylvestre, e demais membros do conselho, como Wilson Ribeiro de Toledo Alves, Madeleine Jaice Tunes, Dalva da Silva Lopes, Antonio Alves de Senna Neto e pelo diretor do Sindicato dos Servidores Municipais, Amarildo José da Silva Pinto. A vereadora Sebastiana Camargo (DEM) também esteve presente.

Durante a campanha foram arrecadados desde papel higiênico (2.920 rolos) e desinfetante (546 frascos) a detergente (619 unidades) e água sanitária (914 litros). Na extensa lista de produtos arrecadados estão ainda palhas de aço, sacos de lixo, sabão em pedra, caixas de luvas, algodão, baldes, e até sacos de arroz, chocolate, feijão, farinha de trigo, óleo, macarrão, adoçante, gelatina, fraldas, café, etc.

Para a presidente do Conselho de Saúde, valeu a pena a realização da campanha, cujas doações suprirão por cerca de três meses a demanda por materiais e produtos de limpeza. “Foi excelente”, disse Sílvia Sylvestre. “Estamos muito satisfeitos com a campanha.”

De acordo com ela, a campanha - idealizada pelo Conselho Municipal de Saúde - só começou a crescer realmente quando passou a contar com a adesão das paróquias, redes de supermercados, escolas e da imprensa. “Esta iniciativa contou com o apoio da população porque ela tomou consciência da importância do hospital para todos nós.”

Também segundo a vereadora Sebastiana Camargo, a responsabilidade é de todos. “A população respondeu muito bem ao chamamento do Conselho de Saúde e nós sempre devemos ter um carinho especial pelo hospital municipal; ele é nosso”.

Festas em prol do Júlia

Funcionário do Departamento Municipal de Saúde e membro do Conselho Municipal de Saúde, Wilson Ribeiro de Toledo Alves informou que a campanha chegou até à internet com diversos colaboradores através das redes sociais e que no próximo ano serão promovidas festas, a exemplo das que ocorrem em prol do Hospital de Câncer de Barretos e das entidades filantrópicas de Bebedouro, com renda revertida para o Hospital Municipal Júlia Pinto Caldeira.

Ao comentar sobre a crise financeira na saúde, Wilson Ribeiro foi enfático: “Como cidadão vejo com tristeza, mas por outro lado, percebemos que não é exclusividade de Bebedouro”, disse. “É o problema do Sistema Único de Saúde (SUS), onde o dinheiro que vem do Governo é pouco e nós precisamos saber trabalhar com ele.”

Dalva da Silva Lopes, que representa os usuários do SUS no Conselho de Saúde, só tem agradecimentos a fazer ao povo de Bebedouro. “Todos os dias a gente recebia doações e isto nos surpreendeu.”