14 de dezembro de 2012

Diplomação dos eleitos acontece quarta-feira, às 11 horas

O empresário Angelo Daólio, que com 1287 votos foi o mais votado na disputa por vagas na Câmara em outubroO juiz eleitoral Angel Tomas Castroviejo fixou para o dia 19 de dezembro, próxima quarta-feira, a data da solenidade de diplomação do prefeito, vice-prefeito e dos vereadores eleitos do município de Bebedouro. A solenidade ocorrerá na Câmara Municipal a partir das 11 horas. A diplomação é o reconhecimento do resultado das eleições, habilitando o candidato eleito a assumir o cargo.

Somente a Justiça Eleitoral pode diplomar os eleitos. Já a posse é realizada pelo Poder Legislativo e ocorrerá no dia 1º de janeiro, às 20 horas, também na Câmara Municipal de Bebedouro (Rua Lucas Evangelista, 652, Centro).

Na próxima legislatura (2013-2016), a Câmara Municipal será formada, em sua maioria, por uma legião de vereadores novatos. Foi o que revelou a eleição municipal deste ano, em que 45.588 pessoas compareceram às suas seções para votar de um total de 57.154 eleitores.

Dos 11 vereadores eleitos para o mandato 2013/2016, apenas José Baptista de Carvalho Neto (PDT), o Chanel, e Sebastiana Camargo (DEM) serão remanescentes da atual legislatura, ao passo que Luiz Carlos de Freitas (PT), apesar de não ter feito parte da atual Câmara, já exercera o mandato como vereador titular em outras duas oportunidades (1997-2000 e 2001-2004).

Os demais assumirão uma cadeira no Poder Legislativo pela primeira vez, com destaque para o empresário Ângelo Daólio (PSDB-PR), que obteve a maior votação entre os eleitos ao atingir 1.287 votos. Entre os eleitos, o que atingiu menor votação foi o jovem Juliano César (PMDB-PPS), com 586 votos.

De forma surpreendente, seis dos 11 vereadores eleitos superaram a marca de mil votos, algo inédito na história política da cidade. Já Paulo Aurélio Bianchini (PTC), que em 2004 viu seu irmão, o atual prefeito João Batista Bianchini, ser o mais votado com cerca de 1,5 mil votos, ficar fora da Câmara, desta vez se viu na mesma situação. Com 1.171 votos, Paulo Bianchini foi o quinto mais votado, mas em virtude do seu partido não ter  atingindo coeficiente eleitoral para eleger nem mesmo um vereador, acabou tendo seu nome excluído da lista dos eleitos.