05 de dezembro de 2012

Diplomas da Campanha Contribuinte Cidadão serão entregues dia 13

Dançarinos da ONG ArtSol durante solenidade no ano passado, na CâmaraA Câmara Municipal de Bebedouro promove, na próxima quinta-feira (13), a partir das 20 horas, em parceria com a Prefeitura e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), sessão solene para a entrega dos diplomas e dos selos da Campanha Contribuinte Cidadão, que consiste na destinação de parte do imposto de renda - por pessoas físicas e jurídicas - para aplicação em projetos sociais envolvendo menores.

Levantamento feito pela Rede Criança de Bebedouro e CMDCA revela que na última temporada a campanha arrecadou mais de R$ 320 mil, contemplando 15 projetos de instituições da cidade. Somente à Casa de Santo Expedito foram destinados R$ 65 mil.

Através da campanha, as pessoas físicas depositam até 6% do seu imposto devido na Conta Corrente Bancária administrada pelo CMDCA (Banco do Brasil - Agência: 0054-X Conta Corrente: 130.250-7) e, apresenta a Declaração de Ajuste Anual (até 30/04 do ano subsequente) no modelo completo. Já as pessoas jurídicas podem destinar até 1% sobre o lucro real, nas datas de vencimento do imposto devido.

Faça o depósito até o último dia útil do mês de dezembro (28/12/2012), em seguida dirija-se ao Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Casa dos Conselhos Avenida Hélio de Almeida Bastos s/no, para trocar seu comprovante de depósito por um Recibo de destinação, e, se quiser pode direcionar até 50% do valor destinado a entidade social de sua preferência.

O recibo servirá para deduzir do seu Imposto de Renda na Declaração de Ajuste Anual, entregue em Abril do ano seguinte. Declarações feitas no Modelo Simplificado não dão direito a restituição da destinação.

A Campanha Contribuinte Cidadão foi instituída em Bebedouro em 2001, com o nome de Empresa Cidadã, por meio do projeto de lei de autoria do então vereador Carlos Orpham. O seu nome foi mudado para Contribuinte Cidadão em 2003, com o objetivo de chamar a atenção também das pessoas físicas, que – de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – também podem destinar parte do Imposto de Renda ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.