29 de novembro de 2012

Bebedouro será beneficiado com o programa Creche Escola

Os vereadores Antonio Sampaio (PTC) e Sebastiana Camargo (DEM) se reuniram na última terça-feira (28) com o secretário de desenvolvimento social, o deputado licenciado Rodrigo Garcia.  A democrata havia solicitado via ofício ao secretário que incluísse Bebedouro no programa creche escola. Acompanharam a reunião o prefeito João Batista Bianchini, o Italiano (PTB), e o prefeito eleito Fernando Galvão (DEM).

Durante a reunião foi discutido o convênio para construção de uma creche escola no município de Bebedouro. Assim que for definido o local, o convênio será celebrado. O governo municipal tem até o dia 15 de dezembro para enviar a documentação necessária para que o convênio seja assinado ainda esse ano.

“É a primeira vez que o governador Alckmin disponibiliza dinheiro para construção de creches”, garante o secretário de desenvolvimento Rodrigo Garcia.

De acordo com o prefeito Italiano, em Bebedouro há dois locais possíveis para abrigar a futura creche. Um é próximo ao Jardim União, região com alta demanda de vagas e outro é próximo ao Residencial Souza Lima, visto que ao lado será construído um novo conjunto habitacional com 421 unidades, que será denominado Jardim Itália.

Para celebrar o convênio o terreno precisa atender alguns requisitos, como ser plano, possuir no mínimo 2 mil metros quadrados, estar com área desmembrada e possuir rede de água, esgoto, energia, telefonia e divisas muradas.

De acordo com o prefeito João Batista Bianchini, Bebedouro possui atualmente um déficit de aproximadamente 600 crianças precisando de vagas em creche.

Creche Escola

O programa creche escola é desenvolvido em conjunto pelas secretarias de Estado do Desenvolvimento Social e da Educação com as prefeituras com grande demanda de creches, atendendo crianças de 0 a 5 anos. O investimento será da ordem de um 1 bilhão e estão previstas a construção de mil creches até 2014.

O projeto da creche já é definido pela própria secretaria e possui sala de atividades, berçário, fraldário, lactário, cozinha, refeitório, lavanderia, além de uma sala de uso múltiplo com computadores. A capacidade de atendimento varia de 70 a 150 crianças.
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social realiza o diagnóstico social para indicação dos municípios. Já a Secretaria de Estado da Educação compete destinar os recursos para construção das creches e mobiliários ao passo que a Prefeitura indica o terreno para construção e realiza o convênio com a entidade gestora da creche.