05 de outubro de 2012

Primeiro livro de ata da Câmara é restaurado

Terminou o processo de restauração do primeiro livro de ata de reuniões da Câmara Municipal de Bebedouro. O livro corresponde ao período de 9 de novembro de 1894 a 1º de junho de 1897.

O processo de restauro durou 96 horas e foi realizado em Bebedouro pela Oficina do Livro. O trabalho é minucioso e contempla diferentes fases, como a higienização, desdobra, recomposição e preservação do conteúdo. Todas as bordas fissuradas foram recuperadas e posteriormente o livro recebeu encadernação tipo brochura.

A restauração mostra o valor histórico da obra, além de preservá-la para as gerações futuras. É o que pensa Marilena de Almeida Rodrigues, responsável pela Curadoria da Câmara. “Conhecer o nosso passado e preservá-lo ajuda-nos a decidir os rumos do futuro. A restauração dos atos administrativos realizados por legislaturas passadas contribui para o entendimento de nossa história”, comentou.

O livro será digitalizado e em breve estará disponível no site da Câmara para consulta. Dessa forma, os munícipes terão acesso aos primeiros atos administrativos para formação de Bebedouro.

Ouça