20 de junho de 2012

Antonio Sampaio pede lixeiras seletivas

Em indicação encaminhada ao Prefeito João Batista Bianchini (PTB), o vereador do PTC Antônio Sampaio solicita que seja implantado no município as lixeiras de coleta seletiva nos principais pontos da cidade.

O uso das lixeiras seletivas obedece a padrões internacionais de identificação. Cada lixeira possui uma cor única que corresponde a um tipo de lixo específico. Pela padronização internacional a cor azul é destinada ao papel e papelão. Já o vermelho é usado para plásticos ao passo que o verde é utilizado para vidros. O amarelo e o preto são direcionados aos metais e às madeiras respectivamente. Os resíduos perigosos são classificados pela cor laranja. As lixeiras brancas são de uso exclusivo para resíduos ambulatoriais e serviços de saúde enquanto as roxas são para resíduos radioativos.  A cor marrom é empregada nos resíduos de natureza orgânica e por fim os resíduos não recicláveis são classificados com a cor cinza.

Sampaio ainda destaca que o uso das lixeiras atende o interesse de todos, pois oferece meios para que o lixo seja acondicionado corretamente, evitando a sujeira das ruas.