Em entrevista coletiva realizada na manhã desta quinta-feira (24), no Plenário Arnaldo de Rosis Garrido, o presidente do Legislativo Carlos Renato Serotine (PV), o Tota, anunciou a redução de 15 para 11 no número de vereadores para próxima legislatura.
A mudança ocorreu após reunião com representantes do movimento “Bebedouro é 10”, realizada na última terça-feira (22). Durante o encontro, um dos líderes do movimento e presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Bebedouro (Aciab), Mario Gomes de Oliveira Junior, apresentou o abaixo-assinado contendo aproximadamente 3 mil assinaturas que reivindicava a redução das cadeiras.
Vereadores e líderes promoveram um debate e chegaram ao acordo de que 11 seria o número ideal de cadeiras. Para o presidente Tota, foi possível chegar consenso entre sociedade e Câmara, além de frisar que a redução foi uma decisão coletiva. Por unanimidade, os vereadores assinaram a proposta de emenda à lei orgânica que começa a ser votada já nesta segunda-feira (28).
Com o acordo, a propositura ganha agilidade, visto que dispensa o reconhecimento das assinaturas por parte do Cartório Eleitoral para eventual apresentação de projeto de lei de iniciativa popular.
Prevista para entrar em pauta na próxima sessão ordinária (28), a proposta entrará em regime de urgência para ser votada no mesmo dia. Por se tratar de emenda à Lei Orgânica do Município, a votação ocorre em dois turnos, sendo respeitado o interstício de 10 dias. Obedecido o prazo regimental, a propositura deverá retornar no dia 11 de junho à pauta para votação em segundo e último turno.