22 de maio de 2012

Por 5 a 4, vereadores aprovam mudanças no Prodebe

Presidente do Prodebe, Mário Betelli, fez uso da tribuna, onde expôs seu descontentamento com o projeto do prefeitoPor cinco votos a quatro, a Câmara de Bebedouro aprovou – nesta segunda-feira (21) – em sessão ordinária, o projeto de lei nº 29/2012 do prefeito João Batista Bianchini (PTB) que reduz a participação dos integrantes do Programa de Desenvolvimento Econômico de Bebedouro (Prodebe) em decisões relacionadas, principalmente à alienação de imóveis e processos licitatórios destinados a empresários.

Com a aprovação da proposta, estas decisões, por exemplo, ficarão concentradas no Departamento Municipal de Desenvolvimento Econômico. Em justificativa ao projeto, o prefeito disse que a intenção é agilizar os procedimentos visando ao desenvolvimento da cidade.

Votaram contra o projeto os vereadores José Baptista de Carvalho Neto (PDT), o Chanel, Carlinhos Pica-Pau (PV) e os democratas Nelson Sanchez Filho e Sebastiana Camargo. A favor se manifestaram Jesus Martins (PV), Antonio Sampaio (PTC), Paulo Aurélio Bianchini (PTC), Mestre Rodrigo da Silva (PTB) e Sensei (DEM).

Na opinião de Chanel, o Poder Legislativo retrocede ao aprovar o projeto de lei do prefeito Italiano. Segundo o pedetista, talvez tenha havido falhas na comunicação e mal-entendidos, mas em nenhum momento os integrantes do Prodebe agiram com intenção de prejudicar o desenvolvimento da cidade.

Ontem à noite (21), durante discurso na tribuna, o presidente do Prodebe, Mário Júnior Betelli, apresentou dados que na sua avaliação enfraquecem a justificativa do prefeito ao projeto. Segundo o chefe do Executivo, a mudança agilizaria o desenvolvimento econômico de Bebedouro, mas segundo Betelli não há prova nenhuma de que o Prodebe tenha retardado o andamento de projetos desenvolvimentistas nas suas diversas etapas de implementação.

A vereadora Sebastiana Camargo (DEM) endossou pronunciamento de Chanel ao afirmar que nem o Prodebe nem a Câmara estariam dificultando ou retardando investimentos em Bebedouro.

Na justificativa de voto, o vereador Valdeci Ramos de Castro (DEM), o Sensei, que votou favoravelmente à proposta do prefeito, em discurso curto disse: “Se você quer conhecer um cavalo tem que andar nele e se desejar conhecer as pessoas tem de conviver com elas.” O projeto segue, agora, para a sanção do Poder Executivo.