15 de maio de 2012

Jubileu de ouro do Patrô é comemorado na Câmara

Membros do Conselho Municipal da Comunidade Negra estiveram na Câmara, nesta segunda-feira, para celebrar os 50 anos do Clube José do Patrocínio Durante discurso na Tribuna Livre, nesta segunda-feira (14), o presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Bebedouro, advogado Edson Artoni Leme, destacou os 50 anos de fundação da Sociedade Recreativa José do Patrocínio e mais uma passagem do dia 13 de maio, que marca – desde 1888 – a abolição da escravatura no Brasil.

O presidente classificou como uma grande aberração o período escravocrata, contudo lamentou que mesmo após anunciado o seu fim, as injustiças sociais ainda continuam ocorrendo. “A questão social começou a se agravar porque o preconceito impera até hoje”, disse Edson Leme.

Ele ressaltou a luta de diversos desbravadores contra o racismo no Brasil. “Várias pessoas começaram a se insurgir, defendendo o direito a uma vida digna para todos”, afirmou ao mencionar o jornalista fundador do jornal Gazeta de Bebedouro, José Caldeira Cardoso, e sua esposa, Sarah Pacheco, já falecidos, como dois grandes exemplos, que também deram uma contribuição decisiva para a fundação do clube José do Patrocínio, garantindo lazer e a organização do movimento negro na cidade.

Edson Leme destacou ainda que o Patrô, como é chamado carinhosamente o clube pelos bebedourenses, é uma das poucas instituições no Brasil com estas finalidades. Ao finalizar seu discurso, o presidente defendeu uma parceria profunda entre o Conselho Municipal da Comunidade Negra, o clube José do Patrocínio e a Câmara Municipal. “O Patrô faz parte da nossa história e da nossa vida.”