11 de maio de 2012

Produtores rurais conhecem associação leiteira de Andradina

Paulo Tilelli Burjaili(produtor rural),  Otávio José Dezem ( agrônomo Prefeitura Bebedouro), Vereador Carlinhos Pica-Pau e Nino Spegiorin ( Secretário de Agricultura do Município)O vereador Carlinhos Pica-Pau (PV) e produtores rurais de Bebedouro visitaram a Associação de Produtores do Assentamento de Belo Monte (Aprabem), na cidade de Andradina, nesta quinta-feira (10). A visita foi originada da audiência pública ocorrida na Câmara Municipal para discutir a situação da bacia leiteira no município. O grupo foi acompanhado pela gestora de agronegócios do Sebrae, para região de Barretos, Tatiana Candêo.

A comitiva de Bebedouro foi recepcionada pelo secretário municipal de Agricultura e Abastecimento de Andradina, Nino Spegiorin, e pelo presidente da Aprabem, Rodarte Silva dos Anjos. Técnicos do Incra (Instituto de Colonização e Reforma Agrária) e do Itesp (Instituto de Terras de São Paulo) também estiveram presentes.

Na ocasião, os produtores conheceram o funcionamento da Associação que reúne 54 produtores. Estes são responsáveis por aproximadamente 95 mil litros de leite ao mês. Cada associado recebe R$ 0,90 por litro, preço superior ao que é pago aos produtores da região que não pertencem a Aprabem. Diariamente, são realizados rigorosos exames de qualidade nas amostras de leite, além dos produtores terem à disposição uma equipe técnica composta por um veterinário, um zootecnista e um agrônomo. A associação recebeu ainda, da Prefeitura, um trator no assentamento que é usado pelos produtores.

A associação desconta uma pequena taxa no litro de leite de cada associado para garantir melhores preços nos produtos. De acordo com o presidente Rodarte Silva dos Anjos, no associativismo não existe lucro. Todo dinheiro é revertido ao associado. O tanque de refrigeração do leite, por exemplo, foi comprado pelos próprios produtores.

Após a visita no assentamento, o grupo se dirigiu ao laticínio da Associação, onde o leite é enviado para comercialização. Com uma estrutura simples e compacta, o laticínio recebe em torno de 3 mil litros de leite diariamente, onde ele é pasteurizado e ensacado, para depois ser vendido na cidade. Apenas 5 funcionários são suficientes para manutenção do local e todos os gastos são pagos pela Aprabem.

Assim que retornou à cidade, o grupo foi recebido pelo prefeito João Batista Bianchini (PTB), o Italiano, que já se comprometeu em agendar uma audiência com o deputado estadual Campos Machado (PTB) e ao governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), a fim de solicitar verbas para construção do laticínio. O prefeito também garantiu o apoio necessário para que o leite que será produzido seja consumido pelo próprio município.

O produtor rural Paulo Tilelli Burjaili mostrou-se animado com o modelo da associação. “Foi melhor do que eu esperava. Não é complicado e o retorno vem rápido aos produtores. Espero agora a ajuda do Governo”.

Para o vereador Carlinhos Pica-Pau (PV), a visita serviu para esclarecer o melhor modelo para Bebedouro. Havia dúvidas se fundariam uma associação ou cooperativa. Os próprios produtores foram unânimes em elegerem o associativismo como o melhor sistema para cidade.

A Aprabem se comprometeu em enviar na próxima semana os documentos necessários para criação de um modelo de associativismo nos moldes do realizado em Andradina. Os produtores rurais aguardam apenas a chegada dos documentos para fundarem a associação leiteira na cidade.