17 de abril de 2012

Legislativo promove audiência sobre animais terça-feira

Vereador Chanel (na tribuna) espera contar com a participação da população neste debate marcado para as 20 horasA Câmara Municipal de Bebedouro promove, na próxima terça-feira (24), a partir das 20 horas, audiência pública a pedido do vereador José Baptista de Carvalho Neto (PDT), o Chanel, para discutir a situação dos animais abandonados e maltratados em Bebedouro.

Outra finalidade da audiência será a de debater o projeto de construção de um centro de zoonoses, com gatil e canil, cuja verba já foi liberada à Prefeitura de Bebedouro por intermédio dos deputados Paulo Pereira da Silva e João Dado, ambos do PDT.

Para o vereador Chanel, a situação dos animais é uma preocupação antiga dos bebedourenses, mas as ações governamentais têm sido tímidas. “Independente da falta de sensibilidade para com o sofrimento por que os animais passam, o abandono reflete na segurança dos cidadãos e na saúde pública”, comenta o vereador, que não economiza elogios a ONGs locais que se preocupam com os animais e à Delegacia de Proteção aos animais de Bebedouro.

Ainda de acordo com o vereador, há vários anos providências a respeito são cobradas pelo Poder Legislativo. “Na atual gestão, além das proposituras onde se sugeriam providências quanto ao abandono de animais em vias públicas e terrenos da área urbana, foram apresentadas várias sugestões para se criar, por meio de anteprojetos, o Programa de Controle da População de Animais Domésticos (Indicação nº 244/2009), o Controle e Proteção das Populações Urbanas de Animais de Estimação e Abandonados (Indicações nº 439/2009 e nº 69/2010), bem como, o Conselho e o Fundo Municipal de Proteção dos Animais (Indicações nº 440/2009 e 68/2010), contudo, nenhuma das sugestões ao menos foi avaliada para uma possível implantação”, reclama Chanel.

Levantamento feito pelo vereador mostra que hoje Bebedouro conta com uma verba de R$ 300 mil para a construção do abrigo de animais, mas a Prefeitura considera o valor insuficiente.