A Câmara Municipal de Bebedouro promove, hoje, em sessão solene - no Plenário Arnaldo de Rosis Garrido – a partir das 20 horas, a entrega do título de cidadania bebedourense ao médico Cezar Antonio Roselino Sicchieri em cumprimento ao Decreto Legislativo nº 388, de autoria do presidente do Legislativo, vereador Carlos Renato Serotine (PV), o Tota.
Natural da cidade de Ribeirão Preto, Cezar Sicchieri é casado com Raquel Ferreira Gomes e pai de dois filhos. Na sua infância e parte da adolescência, até os 14 anos, residiu em Pitangueiras, quando sua família voltou para Ribeirão Preto e onde viveu até os seus 17 anos de idade, mudando-se, então, para a cidade paulista de Botucatu.
Em 1969 ingressou na Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP), graduando-se médico no ano de 1974. Entre os anos de 1975 e 1976 fez residência em cirurgia geral no Departamento de Cirurgia da Unesp de Botucatu e, na mesma universidade, fez residência em cirurgia gastroenterologia no ano de 1977.
Ainda na UNESP-Botucatu, de 1977 a 1980, fez pós-graduação em bases gerais de cirurgia e cirurgia experimental. De março de 1978 a julho de 1980 foi professor universitário (auxiliar de ensino, em regime de dedicação integral à docência e pesquisa) no Departamento Cirurgia Faculdade de Medicina – Unesp (Diário Oficial de 11/05/78, págs. 59 e 60).
Sua história com Bebedouro começou em 1980, quando, para vir trabalhar no Hospital Municipal “Júlia Pinto Caldeira”, pediu afastamento da Faculdade de Medicina de Botucatu, ocasião em que convidou outros médicos daquele município para acompanhá-lo neste novo desafio.
Cezar Sicchieri é médico especialista em gastroenterologia, endoscopia disgestiva, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia bariátrica e medicina do trabalho. Além do Hospital Municipal, o reconhecido profissional trabalha na Unidade Básica de Saúde “Ramiro de Souza Lima”; no Centro de Endoscopia Digestiva e Terapêutica, situado na Rua Lucas Evangelista; e no seu próprio consultório médico, na Avenida Raul Furquim.
O homenageado já foi chefe do Grupo Escoteiro de Bebedouro e diretor distrital da Associação Paulista de Medicina (Bebedouro, Barretos e Olímpia). Participou em órgãos públicos de representação da comunidade local, como o Conselho da Cidade e da Câmara Técnica de Legislação Urbanística, onde já foi suplente e titular.
Atualmente, o sócio-fundador do Hospital Samaritano e um dos 22 médicos cooperados-fundadores da Unimed-Bebedouro, que hoje possui 111 médicos cooperados e dá empregos diretos para 428 pessoas, além de ser membro titular e associado de várias entidades de classe, é presidente da Associação Paulista de Medicina (Regional – Bebedouro).
Envolvido com as causas do município, o seu currículo contém passagens importantes na área política, pois fora presidente do PSDB local, vice-prefeito municipal na gestão 1993 a 1996 (com Hélio de Almeida Bastos) e, mais recentemente, participou das eleições municipais nos anos de 2004 e 2008, aos cargos de vice-prefeito e de vereador, respectivamente.