Notícias

28 de dezembro de 2011

Câmara destina mais de uma tonelada de papel para a Cooperlimpo


O operador de áudio e vídeo da Câmara, Márcio José Martins, e o motorista Ronaldo Paes, entregam no PEV da Cooperlimpo uma das muitas caixas com papel para reciclagemCom a reorganização do seu novo arquivo e a digitalização de impressos que integravam o seu acervo, a Câmara Municipal de Bebedouro destinou, na semana passada - à Cooperlimpo, um total de 1.100 quilos de papéis que serão comercializados pelos seus cooperados para reciclagem.
 
 
A medida foi tomada pelos próprios funcionários da Câmara após sugestão da servidora Izabel Argollo, e recebeu o aval da direção do Poder Legislativo e do presidente Carlos Renato Serotine (PV), o Tota, que viram na iniciativa uma forma de aumentar ainda mais a vida útil do arquivo da Casa, além de servir como uma grande contribuição ao meio ambiente e, em especial, aos trabalhadores da Cooperlimpo que recolhem materiais recicláveis deixados nas vias públicas, residências e empresas.

 
 
Além de destinar todo o papel à Cooperlimpo, um grupo de servidores da Câmara de Bebedouro também se incumbiu de entregar o material no próprio Posto de Entrega Voluntária (PEV) localizado na Rua Vicente Paschoal, no centro da cidade, e de triturá-lo para  posterior armazenagem.
 
Outras iniciativas, como o reaproveitamento de papéis para a confecção de bloquinhos de anotações e a separação de jornais velhos e garrafas plásticas para a reciclagem já acontecem há vários anos na Câmara.
 
Criada através de parceria entre a Prefeitura e as cooperativas Unimed, Coopercitrus, Credicitrus, Uniodonto e Cotram, a Cooperlimpo tem como presidente a também catadora de materiais recicláveis  Benedita Aparecida Andrade Bafini. Antes do surgimento da cooperativa, todos trabalhavam na informalidade como catadores em lixões e nas ruas, ou estavam desempregados.
 
Funcionando na Feccib Nova, a sede da Cooperlimpo é composta por compartimentos, chamados de “Big Bags”, que são utilizados para a separação de materiais. Depois da separação, todo o material é prensado e colocado em fardos para a venda, e a renda obtida é revertida aos trabalhadores cooperados.

  



Publicado em: