Notícias

23 de novembro de 2011

Cidadania bebedourense será concedida a gerente da Granol nesta sexta-feira


A relação de Hélio Pereira Carvalho Júnior com Bebedouro começou em de maio de 2003, quando participou do processo de compra da antiga Olma pela GranolNatural da cidade paulista de Tupã, o gerente administrativo e financeiro da Granol Indústria, Comércio e Exportação S/A, Hélio Pereira Carvalho Júnior, será o próximo homenageado da Câmara Municipal de Bebedouro com o título de cidadão bebedourense.

 
 O decreto legislativo foi proposto pelo presidente do Poder Legislativo, Carlos Renato Serotine (PV), o Tota, e aprovado por unanimidade pelo Plenário. A sessão solene para a entrega do título acontece nesta sexta-feira (25), às 20 horas.

  

Como encarregado do Controle de Estoque da Granol, Hélio Pereira foi admitido em maio de 1979, onde adquiriu experiência atuando em diversas áreas administrativas e financeiras da empresa. O domínio no uso de computador, o conhecimento fluente de espanhol e básico de inglês, a facilidade na formação e coordenação de equipes de trabalho (supervisores, técnicos, administrativos e operacionais) e a sua dedicação e caráter íntegro, muito contribuíram para torná-lo de estreita confiança da Diretoria Executiva da empresa, que o reconhece pela habilidade para desenvolver atividades variadas (planejamento, execução, a definição de objetivos e metas, negociações junto à diretoria, planejamento do trabalho e implementação, apuração e controle de resultados).

  

Com mais de 30 anos na mesma empresa, cujo ramo de atividade é a produção e comercialização de grãos oleaginosos, farelos e óleos vegetais e biodiesel para o mercado interno e externo, a sua trajetória demonstra a sua capacidade técnica e a facilidade de bem se relacionar com outros colegas de trabalho. Em 1982 passou a ser Assistente de Diretoria; em 1988, passou a exercer o cargo de Assessor da Diretoria Industrial e, em 2003, assumiu o cargo de Gerente Administrativo/Financeiro e Procurador.

  

Bacharel em Administração de Empresas formado na FACAT – Faculdade de Ciências Contábeis e Administração de Tupã, por um ano Hélio participou da implantação dos procedimentos Administrativos, Financeiros e Comerciais na unidade da empresa em Vila Ângela, na Argentina.

   

Sua história começou em Bebedouro no dia 21 de maio de 2003, quando participou do processo de compra da antiga Olma para a Granol e dos direitos que seus ex-funcionários tinham sobre a mesma. Comandou o processo de implementação de toda infraestrutura necessária para a produção, contratação de funcionários e até hoje, como Gerente Administrativo, a administra. Hoje, a “Granol Indústria, Comércio e Exportação S/A”, uma empresa 100% brasileira, conta, somente em Bebedouro, com um quadro fixo de 320 funcionários, sendo que em época de safra outros 60 funcionários são contratados.

  

A empresa tem um histórico bastante amplo em programas sociais e ambientais nos locais onde atua, sendo um deles, também aplicado em Bebedouro, a “Ação 3 R’S – Reduzir, Reutilizar e Reciclar”, do qual faz parte o recolhimento do Óleo de Fritura Usado (OFU), todo destinado para a produção de Biodiesel, que busca incentivar cada colaborador a se tornar um Ecoagente (com hábitos ecologicamente responsáveis) e um Ecoespião (multiplicador atento e pró-ativo) do Meio Ambiente, inclusive além das fronteiras do seu ambiente de trabalho, sendo os materiais recolhidos doados a entidades que os destinam à adequada reciclagem.

 
  Para o presidente da Câmara de Bebedouro, Tota, a homenagem a Hélio Pereira Carvalho Júnior foi proposta não só pela contribuição com o município na medida em que adquiriu uma massa falida e a transformou em um negócio produtivo e que cresce, participando, assim, do desenvolvimento de Bebedouro, mas também pela prosperidade frutificada na comprovada capacidade administrativa do homenageado, que vem sabendo equilibrar a necessidade de lucro e os objetivos da empresa com a sua responsabilidade social com a comunidade.

  

Como um exemplo desse trabalho realizado sob o comando do Hélio, no ano de 2010 várias entidades do município e da região, juntas, receberam 1806 caixas com 20 litros de óleo refinado (900ml), sendo 1463 delas em Bebedouro. Neste ano, até agora, foram 2.280 caixas, sendo 1600 delas destinadas a entidades de Bebedouro.

 



Publicado em: