03 de agosto de 2011

Com expectativa de grande público, Câmara promove audiência sobre Plano Diretor nesta quinta-feira

Bebedourenses terão a oportunidade de se manifestarem sobre projeto de ocupação de área do Distrito Industrial V, entre outras alterações no Plano Diretor que serão explicadas por representantes da PrefeituraO projeto de lei complementar do prefeito João Batista Bianchini (PTB) que acrescenta e revoga dispositivos da lei complementar nº 43, de 5 de outubro de 2006, que instituiu o Plano Diretor de Bebedouro, será debatido numa audiência pública convocada pela Mesa Diretora da Câmara Municipal nesta quinta-feira (4), a partir das 20 horas.

Os vereadores querem ouvir a população a respeito da proposta do prefeito que pretende liberar a construção de casas e estabelecimentos comerciais e industriais na área de 17,5 alqueires adquirida pelo município no início de 2009 - para sediar o quinto distrito industrial de Bebedouro. Com isso, a área deixaria de se considerada como ZIG (Zona de Uso Industrial de Grande Porte) no Plano Diretor. Na próxima segunda-feira (8), o projeto irá para votação na Câmara em virtude do encerramento do prazo de tramitação na Casa.

Ao mesmo tempo em que se discute a proposta na Câmara, a Rumo Logística, empresa do grupo Cosan, realiza estudos para a instalação de um terminal de cargas em toda a área do Distrito Industrial V, cujos investimentos podem chegar a R$ 1,3 bilhão. O diretor comercial do grupo, Daniel Rockenbach, e o consultor Marcelo Saraiva, estiveram em Bebedouro analisando a área e a viabilidade do projeto.

A previsão é de grande público no debate. O projeto gerou muita polêmica durante as audiências promovidas pelos integrantes do Conselho da Cidade e do Conselho Municipal do Meio Ambiente no início do ano, cujas votações em alguns momentos foram tensas envolvendo a construção de casas na zona sul da cidade, considerada área de preservação de manancial, e até a transferência do projeto de construção das casas para parte do Distrito Industrial V.