15 de junho de 2011

Denúncia contra prefeito é novamente arquivada

Leitura da denúncia, que foi arquivada por falta de dois votos, levou 1h45minSem os votos suficientes para abrir uma Comissão Processante que investigaria o suposto envolvimento do prefeito João Batista Bianchini em fraudes licitatórias na Prefeitura, a Câmara Municipal de Bebedouro arquivou, nesta segunda-feira (13), durante sessão ordinária, a denúncia protocolada pelo autônomo Wagner Florindo, pelo agente administrativo Rodrigo Gonçalves Santana e pelas professoras Rose Mary Scatambullo de Carvalho e Diana Ferreira do Carmo Evaristo.

Cerca de 60 pessoas estiveram na Câmara acompanhando a sessão, cuja leitura da denúncia – solicitada pelo presidente Carlos Renato Serotine (PV), o Tota, ao primeiro-secretário da Casa, vereador Nelson Sanchez Filho (DEM) - durou 1h45min.

A denúncia se baseia integralmente nas conclusões da Operação Cartas Marcadas realizada pelo Ministério Público em maio de 2010 e concluída no mês passado revelando um esquema de direcionamento de licitações na Prefeitura de Bebedouro com a participação do prefeito João Batista Bianchini e a suposta cobrança de propinas dos empresários envolvidos nas fraudes.

Segundo os denunciantes, o prefeito seria o chefe do esquema, mas sem os sete votos favoráveis para a abertura da Comissão Processante visando investigar o envolvimento dele, a denúncia teve de ser arquivada por 5 votos a 4 no Poder Legislativo.

Votaram contra o arquivamento da denúncia o presidente da Câmara, Tota, e os vereadores José Baptista de Carvalho Neto (PDT), o Chanel, Nelson Sanchez Filho (DEM), o suplente João Batista Giglio Vilella (que substituiu o irmão do prefeito Paulo Aurélio Bianchini na votação), e Sebastiana Camargo (DEM). Foi registrada a ausência do vereador Mestre Rodrigo da Silva (PDT) na sessão.

Pelo arquivamento votaram os vereadores Valdeci Ramos de Castro (DEM), o Sensei,   Jesus Martins (PV), Antonio Sampaio (PTC) e Carlos Alberto Costa (PV), o Carlinhos Pica-Pau.