26 de maio de 2011

Sem dívidas e com dinheiro, Sasemb e Saaeb apresentam melhor desempenho

Situação financeira da Prefeitura, de forma geral, está sob controle, mas poderá se complicar no segundo semestre, segundo diretores do Departamento FinanceiroO Sasemb (Serviço Assistencial dos Servidores Municipais de Bebedouro) e o Saaeb (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) são – dentre as repartições públicas – as que apresentam os melhores quadros financeiros. Enquanto o Saaeb registrou um saldo bancário de R$ 1,4 milhão no dia 30 de abril e praticamente nada de restos a pagar, a situação do Sasemb é ainda melhor: nada de dívidas e R$ 18,6 milhões em caixa.

Os dados foram apresentados numa audiência pública ocorrida na tarde desta quinta-feira (26), na Câmara, pela direção do Departamento Financeiro da Prefeitura, que tem à frente Josué Marcondes. Da prestação de contas, relativas ao primeiro quadrimestre deste ano, participaram – além do presidente da Câmara, Carlos Renato Serotine (PV), o Tota, os vereadores Carlinhos Pica-Pau (PV) e os democratas Nelson Sanchez Filho e Sebastiana Camargo.

As receitas e despesas estão próximas do estimado pela Prefeitura, embora as despesas tenham batido a casa dos 42,6% do previsto para os primeiros quatro meses do ano. As receitas neste início do ano somaram 33,1% do esperado pelo município.

De julho em diante, segundo avaliação de Josué Marcondes, o município poderá enfrentar um pouco mais de dificuldades para honrar seus compromissos financeiros por conta da previsão de queda na arrecadação, sobretudo dos repasses de responsabilidade do Governo Federal.

Ele festejou o fato do município ter conseguido reduzir de seis meses para quatro meses o prazo de espera para o pagamento dos seus fornecedores e prestadores de serviço e antecipou que a meta é reduzir ainda mais esta fila de espera. Também salientou a queda registrada nos gastos com pessoal, provocada – sobretudo – pelo aumento na receita corrente líquida do município. Longe dos 54% do limite prudencial de despesas com o funcionalismo estabelecido pela legislação, a cidade tem aplicado 44,95%.

A vereadora Sebastiana Camargo, a exemplo do que já ocorre na Câmara Municipal, sugeriu a antecipação de metade do 13º salário do funcionalismo no final do primeiro semestre, mas Josué Marcondes disse achar difícil a implementação da proposta. O presidente da Câmara, Tota, criticou, por sua vez, as despesas realizadas pela Prefeitura consideradas por ele como “supérfluas”, com apresentações artísticas, por exemplo.

Ao final da audiência, o diretor financeiro Josué Marcondes ainda lamentou o fato de existirem convênios celebrados em que a Prefeitura está arcando com as contrapartidas enquanto que os governos estadual e federal não têm feito a sua parte. Ele citou como exemplo as obras do novo calçamento do passeio do lago artificial para as quais o município já destinou a sua parte e ainda aguarda o cumprimento das obrigações pelo Ministério do Turismo.