05 de maio de 2011

Carlinhos Pica-Pau apresenta moção pelos 100 anos da empresa Catupiry

Sabor e qualidade inconfundíveis há 66 anos somente em BebedouroO Plenário da Câmara de Bebedouro aprovou, nesta quarta-feira (4), em sessão ordinária, a moção de congratulações do vereador Carlos Alberto Costa (PV), o Carlinhos Pica-Pau, às famílias Silvestrini e Vannucci pela passagem do centenário da empresa Laticínio Catupiry no Brasil, comandada por elas, e pelos 66 anos de funcionamento de uma de suas unidades em Bebedouro.

De acordo com Carlinhos Pica-Pau, a empresa é um dos motivos de orgulho do povo bebedourense, pois há muito tempo seus produtos caíram no gosto do consumidor, se consagrando nacional e internacionalmente. “O Requeijão Catupiry, sempre pioneiro no seu segmento, atravessou fronteiras e chegou a outros países com a sua tradição de qualidade e excelência”, afirmou o vereador.

A história da empresa e do Requeijão Catupiry começou nas mãos do imigrante italiano Mário Silvestrini, em 1911, no Estado de Minas Gerais, onde também começou o processo industrial do produto. Em 1949, ele passou a ser produzido no bairro do Bom Retiro em São Paulo, onde está atualmente a sua matriz.

No início, o produto era consumido puro, com pães, torradas e sobremesa, mas com o tempo, por ser um produto versátil, despertou a criatividade das donas de casa e chefs brasileiros, gerando uma infinidade de receitas culinárias. Invadiu a tradição italiana no Brasil e deu origem à famosa Pizza de Catupiry. Por ter baixo teor de acidez, o Requeijão Catupiry se tornou um ingrediente indispensável para inúmeros pratos como: massas, peixes, aves. Dessa maneira, surgiu a expressão “ao Catupiry” nos grandes restaurantes.

Na avaliação de Carlinhos Pica-Pau, da cozinha doméstica à cozinha profissional e industrial foi um pulo, o que fez com que a empresa concedesse, para alguns fabricantes de congelados e pizzas o direito de imprimir a logomarca da Catupiry nos rótulos das embalagens, como referência de garantia de qualidade. “A busca de excelência continua no atendimento direto ao consumidor, para controle de qualidade, informações e serviços”, disse o vereador.

Além da sua matriz na cidade de São Paulo, tem quatro unidades espalhadas pelo interior do Brasil, com 1500 produtores exclusivos de matéria-prima (leite in natura). A captação diária é de mais de 200 mil litros, sendo granelizada na sua totalidade, ou seja, recolhidos já resfriados.

Em meio a muitas crises vívidas pelo Brasil, a Empresa de Laticínio Catupiry superou os obstáculos com muito esforço, luta e honestidade. Foi por volta de 1945, portanto há 66 anos, que o senhor Mário instalou uma filial da empresa na Rua Brandão Veras, esquina com a Rua Nossa Senhora de Fátima, em Bebedouro. Anos mais tarde a empresa foi transferida para a Praça Nove de Julho, onde, desde então, passou a fabricar seus produtos e o requeijão nacional e internacionalmente reconhecido.

Em 1952, a senhora Maria Assunta Néri Vannucci chegou ao Brasil, quando passou a se adaptar com a língua portuguesa e a aprender toda movimentação da empresa. Hoje a proprietária da Catupiry de Bebedouro vive a lucidez dos seus 90 anos de idade e é mãe de Graziano, Maria Rosa e Léo, além de Mário (in memorian);