18 de abril de 2011

Verba para esgoto “estaciona” e nova audiência será marcada no Ministério das Cidades

Vereadores Carlinhos Pica-Pau e Chanel com o deputado federal Paulinho da Força, em Brasília, semana passada  Preocupado com a falta de novidades a respeito da liberação dos mais de R$ 27 milhões previstos para a construção de uma estação de tratamento de esgoto em Bebedouro, os vereadores José Baptista de Carvalho Neto (PDT), o Chanel, e Carlinhos Pica-Pau (PV), estiveram quarta-feira (13), em Brasília, para o agendamento de uma nova audiência no Ministério das Cidades para abordar o assunto.

A preocupação dos vereadores é de que a paralisação se deva à troca do comando no Ministério, com a saída de Márcio Fortes de Almeida e a entrada de Mário Negromonte, por indicação da presidente eleita, Dilma Rousseff. O deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT), o Paulinho da Força, já está tomando as providências quanto ao agendamento de uma nova audiência no Ministério das Cidades.

Entre os parlamentares havia uma grande expectativa para a liberação dos recursos até o final do ano passado, mas de lá pra cá o assunto estagnou. Em outubro de 2009, o então ministro das Cidades, Márcio Fortes, recomendara à comitiva bebedourense que participara de uma audiência em seu Ministério, com Chanel e o deputado federal Paulinho da Força, à frente, que o município se apressasse para inscrever o projeto de tratamento integral do esgoto produzido em Bebedouro entre os que deveriam ser contemplados com recursos do PAC 2, o Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal.

Todas as providências foram tomadas pela direção do Saaeb (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), mas de dezembro até agora nenhuma novidade foi anunciada. Para Chanel e Carlinhos, o tratamento integral do esgoto é questão primordial para o município. Sem ele, até a instalação de novas empresas no município fica comprometida.