16 de março de 2011

Rua 21 do Residencial Pedro Paschoal recebe denominação de Lourenço de Souza Alves

Familiares de Lourenço de Souza Alves compareceram à Câmara, nesta segunda-feira, para acompanhar a votação do projeto de leiPor unanimidade, a Câmara de Bebedouro aprovou, nesta segunda-feira (14), em sessão ordinária, o projeto de lei do presidente Carlos Renato Serotine (PV), o Tota, que denomina de Lourenço de Souza Alves a Rua Projetada 21 do Loteamento Residencial Dr. Pedro Paschoal, no setor norte da cidade.

A discussão e votação do projeto foram acompanhadas por familiares do homenageado, falecido em 2007. Estiveram na Câmara a viúva Ilda Aparecida Alves, os filhos Ricardo e Regina, e os netos Marcos, Victória e Guilherme. Além do vereador Tota, autor do projeto, também fizeram homenagens a Lourenço os vereadores Nelson Sanchez, Antonio Sampaio, Sebastiana Camargo, Chanel e Carlinhos Pica-Pau.

Lourenço de Souza Alves nasceu em 1931, no município de Tietê/SP, e desde 1955 residia em Bebedouro, quando se encantou e passou a tê-la como sua cidade de coração. Na época integrava o time de futebol da Portuguesa de Desportos que veio jogar contra o São Paulinho. Diretores da Associação Atlética Internacional gostaram do futebol apresentado por ele, então lateral esquerdo, e dias depois foram à Capital e fecharam a sua contratação.

Em Bebedouro, conheceu Ilda Aparecida Baptista Alves, com quem se casou em 1957. Tiveram os filhos: - Regina, nascida em Araraquara e que exerce a atividade de metroviária em São Paulo; - Maria Salete Alves, que exerce a advocacia em Ribeirão Preto; - José Lourenço Alves, nascido em Botucatu e é Promotor de Justiça em Franca; - e Ricardo César Alves, que exerce a função de fiscal na Prefeitura de Bebedouro.

De acordo com o vereador Tota, Lourenço deixou uma legião de amigos e admiradores, que tiveram a grata oportunidade de ver ou ouvir as histórias contadas com alegrias sobre as glórias, derrotas e superações de um guerreiro – personagem de uma época de ouro do futebol.

Teve passagem pela Associação Atlética Ferroviária, de Araraquara, pelo Jaboticabal Atlético Clube, pela Associação Ferroviária de Botucatu e pelo Barretos Esporte Clube, mas foi pela Internacional de Bebedouro que jogou a maior parte dos seus 15 anos de carreira profissional.

Ao encerrar sua gloriosa carreira no ano de 1969, que ajudou a enaltecer a história da Internacional com as conquistas, passou a trabalhar na Ultrafértil, onde hoje é a Ferticitrus. Envolvido com as causas públicas em Bebedouro, jogou e ajudou a organizar inúmeras partidas beneficentes e de confraternização, como os tradicionais “Pretos e Brancos, Brancos e Pretos”, com o fim de arrecadar recursos e/ou promover uma atividade social.

“Homem íntegro, honesto, cumpridor dos seus deveres e que não mediu esforços para vencer dificuldades e incutir a educação na formação dos seus filhos, pois sabia da responsabilidade que tinha para com eles e, por suas atitudes, com toda a sociedade”, resumiu Tota, segundo quem Lourenço foi um homem brilhante e que contribuiu efetivamente para escrever uma página bonita da história de Bebedouro, vindo a falecer aos 27 de agosto de 2007.