11 de março de 2011

Câmara criará Comissão Especial para acompanhar sindicância no Saaeb

Presidente Tota confirma votação do requerimento para esta segunda-feira, dia 14O Plenário da Câmara de Bebedouro votará, em sessão extraordinária, nesta segunda-feira (14), logo após a sexta sessão ordinária do ano que começa às 20 horas, um requerimento que deve levar a assinatura de todos os vereadores abrindo uma Comissão Especial de Acompanhamento Direto da sindicância aberta no Saaeb (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) para apurar um desvio de recursos na autarquia.

Uma auditoria nas contas do Saaeb está sendo feita pela Conam (Consultoria em Administração Municipal) a pedido do diretor, Gilmar Feltrin, com o objetivo de se chegar ao montante que foi desviado. A suspeita é de que um funcionário tenha se apropriado – indevidamente - de valores pagos pelo contribuinte bebedourense referentes a contas em atraso, conforme acordo de pagamento firmado junto à autarquia.

O caso também já chegou ao Ministério Público e de acordo com as primeiras informações colhidas pela direção do Saaeb, o funcionário supostamente envolvido nos desvios já foi afastado de suas funções. O caso foi tornado público na última sexta-feira (4) pelo próprio diretor e as investigações devem durar 30 dias.

Com a aprovação do requerimento pelo Plenário da Câmara, na segunda-feira (14), o presidente Carlos Renato Serotine (PV), o Tota, procederá ao sorteio dos vereadores que comporão a comissão de acompanhamento, que terá acesso a todos os procedimentos que estão feitos para esclarecer o fato no Saaeb. Um mínimo de três vereadores serão definidos para a comissão.

Depois de encerrados os trabalhos da sindicância e da auditoria, com base nas conclusões e apontamentos, o Poder Legislativo analisará junto à Assessoria Jurídica da Casa quais providências serão tomadas, o que poderá levar até à abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Poder Legislativo, se for o caso.